20 abril 2009

iridine (ou coração de Maria)

Neste momento, estão em flor. As iridine são plantas muito usadas nos jardins públicos na Madeira. Fazem-se lindos arranjos misturando esta espécie com outra de folhas verdes. Esses efeitos, contudo, são conseguidos mantendo a planta cortada a determinada altura, o que impede que cheguem a dar flor. Só descobri que floriam aqui no meu jardim, pois gosto de vê-las crescer livremente.
Hoje, deixo-vos com estas fotos. Não tenho tempo para mais, neste momento. Bjs a todos.

Posted by Picasa

17 abril 2009

buganvília

Está um espanto! Tem um tom de vermelho muito belo.

Posted by Picasa

jarros



São os jarros dos bolbos que o João me enviou o ano passado. Estão muito lindos. Merecem destaque.
Posted by Picasa

jarros do João



Posted by Picasa

chagas, chagas e mais chagas


submergindo as espadas de São Jorge, as clívias e malvas que existem neste canteiro.
Posted by Picasa

roxinha

Este ano tem poucas, pois estão muito à sombra. Já vão perceber porquê.
Posted by Picasa

as minhas roxinhas

e as chagas, que não são minhas, mas que invadiram o meu jardim.
Posted by Picasa

invasão de chagas


Como podem ver, as chagas do terreno vizinho invadem tudo. A minha roxinha está quase submersa, mas, mesmo assim, ainda deu umas florinhas.
Posted by Picasa

daninha

A minha mãe diz que toda a planta dá flor. Esta comprova-o. É uma erva daninha que costumo arrancar quando está pequena. Nem sabia que dava flor. Nasceu no cimento, num pequeno espaço por onde irrompeu. Como nunca mais tinha vindo a esta parte do jardim, acabei por ser surpreendida por este ramalhete. Vai ficar mais uns tempos, que se Deus dá flores é para aproveitar.
Posted by Picasa

maravilhas do lar

Há quem lhes chame beijinhos. São infestantes, mas alegram, de facto, um jardim. Nasceram aqui por acaso.
Posted by Picasa

maravilhas do lar e malmequer mini

Posted by Picasa

malmequeres mini

Lembram-se daquele canteiro que mostrei há dias, que estava cheio de daninhas sob as quais deveriam estar as ganzânias? Pois bem! Já me tinha esquecido que havia esta planta de malmequeres mini. Plantei-a o ano passado, mas não pareceu vingar. A chuva de inverno acabou por lhe dar vida e ali estava ela à minha espera. Quanto às ganzânias, acabei por as colocar noutro espaço e em vasos. Vamos ver se vingam. Andam meias murchas...
Posted by Picasa

rosa miniatura


São duas roseiras, uma vermelha e outra pérola. Plantei-as demasiado perto uma da outra e entrelaçam-se. Este ano estão viçosas pois nasceu salsa perto delas, o que afugenta muitos fungos. A ver vamos.
Posted by Picasa

raquel (amarillis)


Tenho a impressão de que esta é a única que tenho deste género. Pelo menos foi a única que nasceu, mas como este canteiro ainda não foi limpo das daninhas e as restantes raquéis estão submersas por elas e acabam por apanhar pouco sol, pode ser que ainda apareça outra deste género. Tenho uma outra raquel cor de salmão, que estou ansiosa por ver nascer. Será que nasce?
Posted by Picasa

clívias


Posted by Picasa

confusão total

No canteiro em frente da casa está tudo em grande crescimento. Diria mesmo que há para ali uma infestação. Tenho de aparar algumas das plantas, retirar outras e voltar a moldar o caminho. Até espinafres tenho por ali, mas esses vão para a panela. As árvores que vêem por trás da rede são infestantes que nascem no terreno baldio, que tem em frente da casa. Invadem tudo e já tenho algumas árvores pequenas a nascer dentro do jardim. Tenho de as cortar, mas estou a adiar, pois os pardais e outros pássaros adoram as suas bagas. Agora, não me faltam passarinhos por todo o lado e é sempre agradável ouvir os seus chilreios. Olha, perdoa-se o mal que fazem pelo bem que trazem, como diz o povo.
Posted by Picasa

um dos canteiros da entrada


Posted by Picasa

malva

Malvas é o que não falta por aqui, graças a Deus.
Posted by Picasa

alstruméria


Este ano, as alstrumérias (estrumérias, como o povo chama, aqui na Madeira) estão um pouco tapadas com a sombra da nespereira e, então, jogam-se todas para a frente, na tentativa de irem captando o sol que lhes dá vida.
Posted by Picasa