28 maio 2007

estrelícia

Posted by Picasa

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito embora as estrelízias se deem bem na Madeira, por cá sómente as geadas as preocupam. Acontece que as minhas florescem e as suas flores conseguem ser mais altas do que eu. Bem sei que pouco mais tenho que um metro e sessenta mas nem por isso tenho ciúmes delas. Antes pelo contrário, sito-me vaidoso. João .

28/5/07 21:54  
Anonymous Anónimo said...

Olá Anete

Estrelícias também as tenho mas gostava de saber e penso que sabes, a flor dá semente?
As que tenho foi um amigo que me trouxe há anos umas baguinhas salvo erro pretas aí da Ilha.
Quando as flores estão velhas eu bem as abro mas não encontro nada.
Será burrice minha?
Bjs.

29/5/07 11:10  
Blogger anete joaquim said...

João
Pode estar descansado que as estrelícias não são mais altas do que o João, mas andam perto.

Maria
Já vi sementes de estrelícia e fui agora lá fora espreitar para dentro de uma das flores a ver se descobria onde estão. Só vi umas bolinhas brancas, mas acho que são as tais sementes. Deve ser preciso deixar a flor secar bem. Estão no receptáculo verde, por baixo da flor, junto ao caule. Aqui na Madeira o costume é plantar uma soca, que se tira de uma estrelícia já madura. Nunca vi ninguém semear estrelícias, mas deve haver. Não sei.

30/5/07 14:15  
Anonymous Anónimo said...

Eu próprio já as semeei e dão resultado. Temos de as deixar amadurecer até ficarem de cor preta. São umas bolinhas rijas, semeiam-se num vaso com terra apropriada, coloca-se um vidro por cima do vaso de modo que a condensação se faça e mantenha a terra sempre fresca e quente. Peço desculpa pela fórmula. Se a terra secar de tempos a tempos pomos um pouco de água. bjs J.S.

30/5/07 14:26  
Blogger anete joaquim said...

Não se desculpe. Está muito bem explicadinho. Espero que a Maria veja a sua explicação.

30/5/07 16:00  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia

Os meus agradecimentos à Anete a ao anónimo pela explicação acerca das sementes da estrelícia.

Vamos lá ver se me safo.
Obrigada amigos.

31/5/07 09:03  
Blogger anete joaquim said...

Maria
Olha que eu também aprendi! Não tenho é paciência para semear estrelícias, até porque aquela que tenho já me chega. Toma cuidado, pois as estrelícias dão socas muito fortes, bebem muita água e dizem que rebentam até com muros. Cá em casa não tenho razões de queixa, mas que ela está enorme, lá isso está. Boa sorte com a sementeira. bjs

1/6/07 18:09  
Blogger Unknown said...

margarida,
Gostava de saber em que parte da estrelícia é que posso encontrar a semente?
Já há uns anos comprei 3 sementes de estrelícia. Depois deixei-as estar 24 horas dentro de água, só depois é que foram para a terra. Tive muita sorte pois nasceram as 3. O ano passado uma delas deu flor. Este ano tenho duas a dar flor. Mas ainda não descobri nenhuma semente...

8/3/08 16:46  
Blogger anete joaquim said...

Margarida
Nunca semeei estrelícias, mas a semente está na parte bojuda, em forma de barca, que fica por baixo da parte amarela da flor. Tens de deixar secar e depois retirar as sementes.

19/3/08 12:03  
Anonymous Anónimo said...

ola sou produtor de flores em apucarana -pr, tbm tenho produçao de estrelicia, as estrelicia nao dão sementes muito faceis demora alguns anos para q isto venha a acontecer, tenho muitas sementes no momento.

13/3/09 16:53  
Anonymous Anónimo said...

ola sou produtor de flores em apucarana -pr, tbm tenho produçao de estrelicia, as estrelicia nao dão sementes muito faceis demora alguns anos para q isto venha a acontecer, tenho muitas sementes no momento.

13/3/09 16:53  
Blogger bruno cunha said...

caro amigo junior onde posso adquirir essas sementes?onde serao os locais apropriados para as encontrar?

19/3/09 15:48  
Anonymous Anónimo said...

Olá vivo nos Açores e cá existem muitas estrelicias a ao ar livre. Nem todas as flores dão sementes, apenas as são polinizadas, por isso é tão dificil consegui-las. O melhor é deixar as flores secarem na própria planta. As sementes são cor de madeira escuro e de tamanho de uma ervilha.
Ana

27/4/10 22:36  
Blogger Soneca said...

Boa tarde.
Parabéns pelo seu blogue!
Encontrei-o quando pesquisava a maneira de plantar as sementes de estrelicias que trouxe daí.
Adoro plantas, flores, árvores e muito sinceramente foi o que mais gostei na sua ilha. Natureza.
Ora o que me leva a escrever, é que vi por aí nos vossos jardins, uma árvore que de folha até parece uma nespereira (vista ao longe, claro!)mas que tem umas flores com uma graduação de amarelos/laranjas lindas, lindas mas que ninguém me soube dizer o seu nome. E olhe que perguntei, perguntei, perguntei até que desisti. Pena que não consigo pôr aqui a foto!
Se me puder ajudar, agradeço.
Tudo de bom para si.

14/10/10 20:10  
Anonymous Jardinzinho said...

Bom dia, tenho sementes de Estrelicia Gigante, mas não sei como as semear.
O JOÃO(anonimo said.)fala em terra apropriada, mas qual, a de compra ou a normal do jardim?
MARGARIDA, pode especificar o seu sucesso? Como conseguiu que germinassem as três sementes? Quando semeou? Que tipo de terra utilizou? Já agora informo que as sementes aparecem depois da flor na parte que acaba por secar, são bolinhas pequenas e muito duras de côr preta com pelos laranja, mas como o JÚNIOR disse e bem, só ao fim de alguns anos é que isso acontece, as minhas só agora ao fim de 8 anos é que apareceram. BRUNO, posso arranjar-lhe algumas sementes caso ainda não as tenha.

Aguardo vossos comentários. Obrigado.

15/11/10 10:48  
Blogger anete joaquim said...

Soneca
Pela descrição, é uma pluméria, que aqui também chamamos de "dente de leão",
bjs

jardinzinho
Lamento, mas nunca semeei estrelícia. Compramos a planta ou a sua soca e plantamos.
Boa sorte.

19/2/11 12:17  
Anonymous Catarina said...

Olá, eu tentei plantar em casa mas não deu nada. Quanto tempo é que a planta demora a germinar??

17/3/12 16:33  
Anonymous Sabrina said...

Junior.
Tenho atualmente duas mudas de estrelicia completamente azul...
ou seja o passaro todo azul marinho ... este tom de azul e forte.

Tambem tenho duas outras mudas de outros tons......

quais as cores k vc tem sementes??????

se k trocar sementes ou mudas.ou me vender algumas sementes das cores k nao tenho..

grata Sabrina

1/8/12 21:20  

Enviar um comentário

<< Home