21 julho 2006

Monangambé

Naquela roça grande
não tem chuva
é o suor do meu rosto
que rega as plantações;
Naquela roça grande
tem café maduro
e aquele vermelho-cereja
são gotas do meu sangue
feitas seiva.

O café vai ser torrado
pisado, torturado,
vai ficar negro,
negro da cor do contratado.
Negro da cor do contratado!

Perguntem às aves que cantam,
aos regatos de alegre serpentear
e ao vento forte do sertão:

Quem se levanta cedo?
quem vai à tonga?
Quem traz pela estrada longa
a tipóia ou o cacho de dendém?
Quem capina e em paga recebe desdém
fuba podre, peixe podre,
panos ruins, cinquenta angolares
"porrada se refilares"?

Quem?
Quem faz o milho crescer
e os laranjais florescer?
- Quem?
Quem dá dinheiro para o patrão comprar
máquinas, carros, senhoras
e cabeças de pretos para os motores?

Quem faz o branco prosperar,
ter barriga grande
- ter dinheiro?
- Quem?

E as aves que cantam,
os regatos de alegre serpentear
e o vento forte do sertão
responderão:

- "Monangambééé..."

Ah! Deixem-me ao menos subir às palmeiras
Deixem-me beber maruvo
e esquecer diluído
nas minhas bebedeiras

- "Monangambéé...'"

António Jacinto(Poemas, 1961)





NOTA:
Monangambé (O contratado) eram angolanos negros contratados para trabalhar nas roças dos brancos, na era colonial. Por vezes, em províncias de Angola bem distantes dos locais onde viviam. Deixavam as famílias para trás e iam ganhar a vida.
Ainda nos tempos da ditadura portuguesa, Rui Mingas (que nessa altura estudou e viveu em Portugal, onde começou a ser conhecido como atleta e chegou a embaixador de Angola em Lisboa e a ministro da Educação no governo angolano após a independência desse país), através do poema de António Jacinto, deu voz à dor que estes homens sentiam e que tentavam esquecer bebendo maruvo, uma espécie de aguardente.
Monangabé é uma canção que eu ouvia na infância, aqui na Madeira, na "Música pedida". Recordo-a muitas vezes, quando estou "a cavar" na minha quinta. E lá vou trauteando "quem faz o milho crescer?..." É claro que, neste caso, sou eu, mas qualquer semelhança com um contratado, nesta situação de jardineira, é pura coincidência. Mas gosto da letra. Ainda tem muito significado. No fundo, muitos de nós, nada mais somos que contratados!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um ABRAÇO de amizade ao Prof.
Muito "correu" por sua terra.

21/7/06 10:31  
Blogger O Toke É Esse said...

Olá Anete Joaquim, que tudo esteja bem consigo é o que lhe desejo.

Numa busca de informação sobre a música "Monangambê" encontrei o seu florido blog e a sua descrição de como se lembra desta música.

Lembrei-me então de indicar-lhe, através deste comentário, um blog onde poderá reescutar a mesma e muitas outras músicas essencialmente ligadas a Angola, seus poetas e cantores.

http://muximangola.blogspot.com/
ou
http://muximangola.podomatic.com/
Este último essencialmente para o download de músicas constantes na rádio MuximAngola do blog.

Um abraço,
beijinho
e boas culturas,
Toke
Luanda-Angola

26/3/07 04:48  
Blogger anete joaquim said...

Oi, Toke
Obrigada! O mundo é mesmo pequeno! Se, por acaso, souber onde anda o Rui Mingas, dê-lhe um abraço desta madeirense. Ele, com certeza, saberá quem sou. Falou comigo quando veio à Madeira, em Abril de 1993, como embaixador de Angola em Lisboa. Perdi-lhe o rasto, desde então.
cumprimentos e boa sorte para Angola.

26/3/07 15:31  
Blogger O Toke É Esse said...

Olá Anete.

Obrigado pela sua resposta.
É fácil saber onde anda Rui Mingas aqui em Luanda: é um dos directores da Universidade Lusíada de Angola. E no final do ano passado lançou um novo disco, o primeiro em trinta anos, de nome "Memória" onde reinterpreta uma série de temas antigos com uma nova roupagem musical.
http://www.angolapress-angop.ao/pesquisa.asp

Poderei fazer-lhe chegar com facilidade o endereço do seu blog, caso esteja interessada, já que, o mundo é mesmo bem pequeno, a minha sobrinha é a directora de recursos humanos da dita universidade aqui em Luanda.

Entretando poderá ouvir mais músicas de Rui Mingas (uma delas já do novo álbum) no blog
http://o-moringue.blogspot.com/
e para copiar em
http://vilamorena.podomatic.com/

Aquele abraço,
Toke
Luanda-Angola

5/4/07 05:15  
Blogger anete joaquim said...

Toke
Por acaso, agradecia que fizesse chegar os meus cumprimentos e blog ao Rui Mingas. Se ele depois quiser entrar em contacto é por decisão dele.
Acho que ele gostará de saber que não esqueci esta canção que tão bem expressa o que passou o seu povo e que, nos dias de hoje, canto muitas vezes enquanto planto este jardim.
Convenhamos: não me sinto uma contratada a fazer este trabalho, mas adoro a canção.
Cumprimentos

6/4/07 22:58  

Enviar um comentário

<< Home