30 maio 2007

jardinagem também pesa...


Ontem, finalmente, os homens que vendem terra passaram cá por casa. São uns malabaristas! Estava a pensar comprar apenas dez sacos e lá me convenceram a comprar 32. Bem, acabei por comprar apenas 29, porque três foram oferecidos.
Como estava há uns tempos à espera da terrinha para fortalecer o jardim, resolvi meter mãos à obra. Tal foi o entusiasmo que, entre as 16h30 e as 19h30, nem dei pelo passar do tempo... nem do peso que andava a suportar. Consegui deitar 13 sacos à terra, que é como quem diz, transportá-los desde o portão até ao sítio onde era necessário deitar terra. Bem sei que usei o carrinho para transportar os sacos até onde era possível, mas sítios houve onde tive de os carregar em mãos, para poder penetrar no jardim.
Só quando me fui deitar é que, de repente, me apercebi do que tinha feito: 13 sacos de dez quilos cada, significa que andei a carregar 130 quilos de terra. A verdade é que, depois da banhoca, estava fresca que nem uma alface, mas, por via das dúvidas, resolvi que era hora de descansar.
Hoje, de manhã, meti outra vez mãos à obra, mas nem me atrevi a fazer a loucura de ontem. Fiquei-me pelos seis sacos, pelo arranjo de alguns vasos que precisavam de terra e por alguns retoques no jardim.
Hoje à tarde vou ao Funchal, pelo que os trabalhos de jardinagem ficam suspensos até amanhã.
Sempre me dá uma folga às costas, aos braços e às perninhas, que isto de andar a carregar terra não é para todos os dias!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agora diga-me uma coisa. Esses sacos são de 13 Kg, agora imagine que quando construi o meu castelo tive que carregar com todos os sacos de cimento e pesavam nada menos de 50Kgs. Isto durante pelo menos 5 anos, sem contar com os ameaços. João

30/5/07 22:53  
Blogger Nelio said...

que trabalheira,que mulher de trabalho,muito bem,eu admiro muito ,porque eu ´também sou um pouco assim,dou por mim ás vezes ás 22h ainda em tarefas no jardim,é perciso gostar muito de jardinar para perceber esse bixinho que temos de andar sempre atarefados,e como diz alguém quem quer fazer,tem sempre coisas que faça.Bem tantas sacas de terra eu até compro mas nao chega a essa quantia,mas este ano ja vai 10sacas,mas é só para os vasos,pois para o jardim teria que ser vários camiões,força D.Anete e boa sorte para as suas plantações...

1/6/07 00:44  
Blogger anete joaquim said...

João
Os sacos são de 10 quilos. Eu coloquei 13. Deu os 130 quilos. Quanto aos seus 50, ainda por cima de cimento, não lhe gabo a sorte. Mesmo sendo homem, o cimento pesa que se farta. E durante cinco anos... Deve ter doído!!!!!


nélio
Posso ser velhinha(!!!!), mas, por favor, não me chames dona. Sou a Anete.
Olha, o meu marido às vezes ri-se de mim e diz que nunca serei "dondoca", pois vai tudo à minha frente quando meto uma ideia na cabeça e meto mãos à obra. Não mando fazer. Faço! Mas, sabes, é a vida. Se calhar, se tivesse dinheiro para pagar a quem o fizesse por mim, não andava para aqui nestas andanças.
Não acredites! Acho que mesmo com dinheiro não deixaria os meus créditos por mãos alheias. Sei que compreendes. Pelos vistos tens o mesmo "toque". Continua. Faz bem à alma e ao corpo ter coisas feitas pelas próprias mãos.

1/6/07 18:05  
Blogger Nelio said...

é muita verdade Anete se tivesse muito dinheiro faria o mesmo ou então pior...teria mais espaço,mais plantas,mais jardins,mais trabalho,dizem que o que é por gosto não cança e é isso que nós fazemos,com amor á camisola...sabe Anete eu comecei o meu gosto por plantas talvez com uns 10 anos e as primeiras plantas que eu tive eram (tabaibeiras)eu plantava essas folhas em latinhas de consrvas e era apóz uns meses vê-las crescer,para mim era uma alegria ver um murinho cheio de cactos plantados por mim,e fui sempre ganhando novas experiências plantando praticamente de tudo...

2/6/07 01:45  
Blogger Nelio said...

áaaaaaaaaa ja me esquecia velhinha?? velhinhos são os trapos a Anete está uma flor...

2/6/07 01:47  
Blogger anete joaquim said...

Obrigada, nélio.
Achei piada aos teus arranjos em latas de conserva. É assim que se começa, quer com a jardinagem, quer com a reciclagem. Vejo que tens espírito para estas coisas.

2/6/07 15:53  

Enviar um comentário

<< Home