07 junho 2007

daninhas entre a calçada



Cometi um erro, quando construí este caminho: não coloquei plástico por baixo da terra. Agora, de vez em quando, lá tenho de ir "catar" as daninhas que nascem entre as pedras. Há quem goste de ver a mistura do verde e do cinzento da pedra, mas eu prefiro vê-las bem limpinhas. Foi o que andei a fazer hoje de manhã.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há um producto no mercado que dá cabo de todas essas ervas daninhas da escadina.Chama-se Rondup. mas é preciso muito cuidado ao aplicar,pois não pode haver qualquer contacto com as outras plantas. È um producto foliar e sistémico. Entra na circulação da seiva e nada mais lhe resiste, chegando até à raiz das plantas. Normalmente aplica-se com um pequeno polverizador e protege-se as plantas circundantes com uma manta de plástico. Não deve haver vento para que não salte para outras plantas. Também se retirar as pedras e cobrir a terra com uma camada de cerca de 10 cm de espessura de casca de pinheiro triturada vai obter o mesmo resultado e não correrá qualquer perigo ficando muito bonito. J.S.

7/6/07 20:18  
Blogger João Gomes said...

É a natureza, Anete.
Às vezes dou por mim a desejar cultivar daninhas tal a facilidade de germinação e reprodução, oh se tudo fosse assim, de crescimento fácil, como as coisas "más" avançam sem ajuda.
Ou como dizia Almada Negreiros "quem me dera gostar das coisas más porque são muito mais dos que as boas.
Mas também há coisas más, boas.
Sempre pinta de verde a calçada de perdra.
Dá vontade de estar nesse teu jardim,;-)

7/6/07 23:34  
Blogger Nelio said...

é verdade Anete ia mesmo lhe falar desse produto,é super eficáz,para daninhas mais dificeis tais como gramas,ou silvas não voltam a rebentar,só que tem de esperar talvez uma semana ou nem tanto para ver as ervas a mudarem de cor,e é bom deixar secar sem arrancar,pois assim não seria eficáz...

7/6/07 23:39  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite E é mesmo Anete. Fiquei a saber o nome do produto para acabar com as ervas daninhas.
Aprendo sempre no blog.
E JS traça um perfil da Anete perfeito.
Merece.
Vou ultimar tarefas para amanhã.
O dia passou a correr.
Estou encantada com o quintal da Anete.
São mesmo as pedras da calçada.
Fiquem bem

8/6/07 00:16  
Blogger anete joaquim said...

Eu tenho rondup e já o deitei nas pedrinhas da calçada, só que tenho sempre receio de que danifique as raízes das árvores grandes que ladeiam o caminho e que devem passar por baixo deste. Depois, as ervinhas mortas ficam com um ar tão desolado, a agonizar lentamente!... Além disso, como diz o ângulo zero, enquanto são pequeninas até pintam as pedrinhas de verde. O pior é quando crescem. Retirar as ervinhas uma a uma é calmante. É um trabalho de paciência que me faz sentir quase budista. E, depois, é gratificante ir olhando para trás, para o trabalho já feito. Mas vou tentar arranjar solução, pois sempre é menos um trabalho que tenho. Obrigada pela sugestão da casca de pinheiro, joão.
O ângulo zero também tem razão quanto à bondade de certas coisas más. As daninhas, por exemplo, também são necessárias, pois ajudam a arejar a terra e dão-lhe nutrientes de que ela precisa. É por isso que nem sempre se devem arrancar pela raíz, mas mondá-las, simplesmente.
um beijão a todos. Isto hoje vai para aqui uma correspondência!

8/6/07 09:39  

Enviar um comentário

<< Home