06 setembro 2007

canto do Nélio, renovado






13 Comments:

Blogger Rubi said...

Anete

A tua casita já parece uma daquelas moradias que vi em Sidi Bou Said, na Tunísia. Brancas e azuis, com o mediterrâneo a perder de vista. Beijinhos

6/9/07 23:02  
Blogger Nelio said...

Estou muito alegre pelo que vi,o meu cantinho está uma beleza Anete, isso é que é dedicação,adorei revê-lo e cada vêz melhor.....haaaaaaaaaa é verdade já mostrei as primeiras fotos do meu cantinho ás minhas manas elas encantaram-se....beijinhos

7/9/07 00:17  
Blogger Rose said...

INFORMÇÃO URGENTE!!!!!!
vAMOS TER AQUI NA "GLOBO", um programa sobre PORTUGAL. Seus casamentos, a veneza portuguesa, tradições e tudo que temos o direito de saber. DEPOIS eu conto como foi a programação. (estou imaginando e pensando em vcs.)

7/9/07 01:14  
Blogger Espaço do João said...

Olá mana .
Que é feito de si?Sei que tem estado doente,então não há melhoras? Já sentimos a sua falta, diga-nos qualquer coisa. Estamos preocupados.João

9/9/07 19:23  
Anonymous Anónimo said...

Anete, vc está dodói ou está á trabalho?

10/9/07 01:17  
Blogger anete joaquim said...

Meus queridos
Esta semana vou trabalhar. Sem forças, confesso. Só que não posso faltar, porque se o fizer durante uma semana, como, por questões de saúde, só trabalho a 50 por cento e recebo só por isso, no fim do mês só receberia um quarto do ordenado. Os 65 por cento correspondentes à semana de baixa só me seriam pagos pela Segurança Social, com muita sorte, daqui a um mês. A empresa não paga os restantes 35 por cento, quando estamos de baixa. Se já é difícil viver com metade do ordenado, com um quarto, pior seria.
A minha ausência do blog deve-se a ter estado a sentir-me muito fora do normal, o que me irrita. Detesto quando não tenho as forças necessárias para fazer o que tenho de fazer. Já fiz alguns dos exames médicos, mas como ainda me falta o resultado de um deles, ainda não voltei à médica para saber o que tenho. Mesmo quando os tiver, não sei quando é que arranjarei consulta, pois não tenho médico de família. O centro de saúde da minha freguesia não tem médicos suficientes para que cada pessoa tenha o seu médico de família, pelo que tenho de me limitar a esperar por uma consulta de recurso (que nunca sei se conseguirei quando precisar dela). A minha "genica" pode dar-vos a ideia de que sou saudável, até porque não gosto de andar a queixar-me, mas a verdade é que, para além da colite ulcerosa, sofro de bronquite asmática, tenho um pequeno problema de coração e uma perda óssea já significativa. Os tratamentos a uma destas doenças afectam-me alguma das outras. Por exemplo, deveria beber leite para tratar dos ossos, mas não posso tocar em produtos lácteos, porque me afectam a colite ulcerosa.
Consigo gerir tudo isso, mas ultimamente a minha tensão arterial tem estado muito baixa, o que me provoca tonturas, ando com taquicardia, isto é, com o coração a bater mais rápido do que é normal, canso-me à mínima coisa, ando com dores numa das ancas e passei o fim-de-semana meio jogada no sofá. Emagreci três quilos desde Abril passado e nem foi por dieta. A médica do centro de saúde (que me atendeu faz hoje duas semanas)disse-me que eu já deveria ter ido às Urgências do Hospital e que deveria lá ir quando me sentisse assim. Respondi-lhe que teria de andar todos os dias lá, pois há mais de um mês que ando neste estado. Além disso, como jornalista, estou farta de escrever queixas dos responsáveis políticos sobre as alegadas "falsas urgências", isto é, pessoas que não arranjando consulta nos centros de saúde e hospital, vão às urgências para tratar das suas maleitas, acabando por "entupir" as urgências. Tenho alguma renitência em fazer parte dessas estatísticas.
A médica, cujo atendimento só posso elogiar, mandou-me fazer uma série de exames ao coração, aos ossos (tenho uma perda óssea que tende para osteoporose e tem de ser controlada) e mandou marcar uma consulta especializada de gastroenterologia, no hospital, para controle da minha colite ulcerosa. A consulta está marcada ... para Dezembro!!!!!! Dá tempo para morrer sem saber de quê!
Não sou de me ir abaixo com as minhas doenças, mas ando preocupada, pois não sei o que se passa comigo. Apenas que algo está mal.
Aproveito para agradecer ao primeiro-ministro português, José Sócrates, que, para mostrar que não tem medo de nada nem de ninguém, mandou acabar com o regime de saúde privado dos jornalistas, (o que me limita, agora, na ida a médicos privados, cujas consultas se conseguem mais rapidamente), mas não teve o cuidado, primeiro, de dotar os centros de saúde e todo o regime nacional de saúde, de condições que permitam que as pessoas tratem da sua saúde em devido tempo. Embora compreenda que há matérias que se aplicam ao todo nacional, lamento que a ideia de Sócrates tenha sido logo aplicada na Madeira, onde temos um regime parcialmente autonómico em termos de saúde. Nos Açores, por exemplo, os jornalistas continuam com a sua Caixa de Jornalistas, embora apenas até que o recurso do Sindicato dos Jornalistas tenha resposta do tribunal.
Acho que José Sócrates não entendeu que a melhor maneira de denunciar o que vai mal nos Centros de Saúde e hospitais é meter os jornalistas lá dentro e que, agora, quando nos vier com as cantigas do costume de que tudo está melhor do que no passado, vai ter de enfrentar jornalistas que sabem, por experiência própria, que isso não é verdade. É que, até agora, quando escrevíamos sobre o assunto, ouvindo as queixas dos utentes e as respostas dos ministros, ficávamos com a dúvida sobre se não haveria algum exagero dos utentes. Os políticos são tão convincentes! Agora, já não temos dúvidas!

10/9/07 10:37  
Anonymous Anónimo said...

Anete, está sendo horrível ler esse seu comentário.Adoro sua disposição.
Estou rezando, pedindo ao bom Deus que lhe dê as melhoras em tudo, que vc fique bem.Procure não pegar pesos, fique calma e cuide-se.
Já a questão de medicos isso acontece em todo o mundo, vc vai conseguir consultar-se.
Não sei o que disser, mas alimente-se o mais natural que puder, frutas , legumes e verduras, isso lhe fará bem e tome leite de soja.
No mais, minha querida fico aqui torcendo para receber boas notícias .UM ENORME BEIJO E FIQUE COM DEUS.

10/9/07 14:04  
Blogger Espaço do João said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10/9/07 21:40  
Blogger Espaço do João said...

Olá mana .
tem uma mensagem no correio electónico. Leia por favor. O comentário eliminado é meu. João

10/9/07 22:21  
Blogger CrisB said...

Anete, os meus receios infelizmente confirmaram-se, apesar de saber que vais conseguir ultrapassar tudo isto, és dotada de uma genica tremenda. Espero que quando voltares aqui ao teu jardim, já estejas bem melhor. Vamos todos torcer para que tudo te corra bem, tu mereces.
Beijos
Cris

10/9/07 22:37  
Blogger Nelio said...

Bem tenho passado todos os dias pelo seu blog e já estava preocupado consigo Anete,espero que fique melhor logo logo,cheia de saúde de dar e vender,eu sei que uma pessoa a sentir-se mal nem tem aquele gosto em fazer nada,sem forças sem vontade só apetece estar para ali num canto...
Anete um grande beijão para si e que tudo corra bem com sua saúde em primeiro lugar,força aí beijinhos.....

10/9/07 23:16  
Blogger anete joaquim said...

rose, cris, nélio e joão

Agradeço as rezas. Sempre ajudam! Isto vai passar. Desculpem o desabafo, mas tenho andado a sentir-me de tal maneira que tive de deitar cá para fora o que me ia na alma. Não tarda nada estou novamente em forma. Espero!
Um beijão para todos.

11/9/07 10:14  
Anonymous Anónimo said...

oi amiga adoreibo seu blogue pois sofro da mesma infermidade a29 anos. kuando morava no brasil os medico me dizia kue sofria de gastrite.nervosa mas nnunca tinha solusao .foi a onde kue em 1996 me mudei para o estados unidos e comesei a me tratar. comesei o tratamento tomando remikueide .euma enfusao kue eles aplicam na veia e por 4 anos voce fica muito bem e pode comer kuase tudo.e sempre fazendo muitos exames. tomei esta enfusao 2 vezes so kue este ano meu entestino abrio uma fistula para o canal da urina estava sofrendo muito com muita enfekuisao na urina entao o medico me pasou uma nova medicasao ela se chama houmera .eles aplica na barriga cada 15 dias ele desse kue vai fexar a fistula tenho me sentido bem gracas a deus .cuido muito bem da dieta e parte mais importante pela manha tomo leite de soja kueijo de soja pao branco ovos mexido as 9 horas tomo uma batida de um suplemento kue chama brekuifeste bato com assai eum pouco de yorcute de soja no amoco fasso pure de batata com caldo de carne.abobrinha as vezes frango um pokuinho de aroz fruta somente cozida pessego banana pera e sempre tomo mingau de araruta porkue ela refresca o entestino e para a diareia.tomar muito cha de panaseia ela dezinflama,cha de folha da goiaba as folha novinha.tambem refresca,tambem faso a computura cada 15 dias sao aplicasois de agulha tira o estres tira dor a gente dorme mais nao sei se vou te ajudar mais gostaria kue voce tentaste este tratamento com serteza vai ficar bem.deixo para voce isaias 54 versiculo 4.verdadeira mente ele tomou sobre se as nossas infermidades e as nossas doris levou sobre se~e nos oreputamos por aflito.ferido de deus eoprimido mas ele foi ferido pelas nossas transguessois .e moido pelas nossas inikuidade.o castigo kue nos trais a paz estava sobre ele.e pelas suas pesadura samos sarado.confia nesta palavra o senhor jesus pode te curar

18/9/09 02:49  

Enviar um comentário

<< Home