07 outubro 2007

Iresine herbstii ou coração-de-Maria

Pertence à família das amarantáceas e é originária da América do Sul, Brasil. Dá flores no Verão e é um arbusto que chega a atingir um metro de altura. Propaga-se pela estaquia da ponta de ramos, isto é, basta cortar uma ponta e plantá-la.
Dá-se bem a sol pleno, mas pela experiência que tenho cá em casa, onde a tenho quer ao sol, quer à meia-sombra, desenvolve-se melhor se não estiver muito exposta ao sol.
Precisa de água e mal esta falta fica com as folhas todas murchas. Parece que vai morrer, mas não. Basta regá-la novamente.
No Funchal, é muito usada em jardins públicos, fazendo lindos efeitos geométricos com uma variedade de folhas verdes. Para esses fins, os jardineiros costumam cortá-las todas à mesma altura. Cá em casa, deixo-as crescer até onde lhes apetece.
Adoro a cor da folhagem, a qual, só por si, já faz um efeito colorido no verde que por aqui se espalha.
Posted by Picasa

1 Comments:

Blogger Nelio said...

Também eu gosto muito desta planta,costumo dizer que é uma planta antiga,porque nas casas mais antigas quase se via com muita frequência,eu tenho um da mesma familia mas a cor é diferente,é verde e amarelado,a mesma coisa muda as cores....
Já vi em vários jardins efeitos lindos com estas plantas..

10/10/07 17:18  

Enviar um comentário

<< Home