03 julho 2006

Ocorrência!!!


Desapareceu de sua teia, sita ao fundo do quintal, a bela aranha Arabela. Desconhecem-se os motivos do desaparecimento. Testemunhas, que preferem o anonimato, garantem que ontem, última vez que foi vista, apresentava um ar feliz.
Ao que tudo indica, nada tinha a reclamar do tratamento que recebia. Sempre lhe dediquei o maior carinho. Sossego, espaço para caçar as suas presas e até uns chuvisquinhos de mangueira para poder matar a sede foram coisas que nunca lhe faltaram no lar.
Uma hipótese remota tem de ser colocada: a de ter ido para férias, pensando que eu a abandonaria durante as minhas! Se foi isso, enganou-se. Não arredo pé daqui!
Não pode, igualmente, deixar-se de lado a hipótese de ter achado já ser tempo de arranjar nova casa. Verdade se diga, a Arabela tinha algo de meu e a vizinhança estava a transformar-se quase que num bairro. Culpa dela, tem de dizer-se. Quem a mandou espalhar filhos por todo o lado?
A morte natural é algo que esta investigação não pode, também, deixar de lado, mas apenas como questão meramente filosófica e existencial. Porque a verdade é que vestígios de alguma luta foram detectados na teia. A sua arquitectura encontra-se danificada, apresentando buracos muito suspeitos. Tudo parece indiciar um crime perfeito.
A minha mãe, pessoa que nutria pela aranha um nojo maior do que o meu, foi logo eliminada como suspeita. Num rasgo de amor maternal, bem que poderia ter-se sentido tentada a libertar-me daquele monstro e a concretizar a ameaça, feita conselho, de lhe deitar dum-dum para cima. Não esteve, contudo, no local do crime.
Não há pegadas de gatos, embora dois deles, propriedades de vizinhos, tenham por mau hábito passear descaradamente pelo meu jardim, tendo já danificado, inclusive, algumas plantas. Não parece constar, contudo, dos seus hábitos alimentares deliciarem-se com gorduchas e bem vistosas aranhas. Deu-se, portanto, por arquivado o processo de investigação contra os gatos, até porque, se fossem eles os autores do crime, os danos na teia seriam muito mais evidentes.
Restam os pássaros! Milhafres, melros-pretos, toutinegras, canários e até uma coruja são os prováveis autores do crime. Não raras vezes são vistos a rondar estas paragens e alguns têm mesmo ninho neste quintal. Como atenuante têm a seu favor o facto de também serem criaturas de Deus e precisarem alimentar-se. Por outro lado, a vantagem de não despertarem os sentimentos de repulsa que uma aranha sempre me provoca.
A investigação não pode, contudo, dar-se ainda por concluída. Resta a esperança de que esteja viva. De que tenha, apenas, ido dar um simples passeio pelas redondezas.
Há, no entanto, que informar os parentes de Arabela. Por decisão superior optou-se por informá-los de que ela, simplesmente, desapareceu. Deixando-lhes, assim, como que uma leve esperança, estão a ver? Não os traumatizemos! Deixemos que pensem que foi para férias. Que arranjou um namorado e está em lua-de-mel. Ou, pura e simplesmente, que foi morar para quinta mais rica que esta.
Onde quer que esteja, que Deus a guarde! De preferência bem longe de mim. Na teia, sempre a controlava. Pensar que me pode saltar para cima, num dia em que esteja a arranjar aquele canteiro, é coisa que me arrepia. Deus a livre disso. Será o seu último acto!!!...