24 janeiro 2007

antúrio branco


Hoje, antes de ir para o lado leste do jardim (como ontem garanti que ia), resolvi tirar umas fotos do lado oeste: corredor de entrada de peões, arbusto flamejante, buganvília e, como aqui se pode ver, o antúrio branco que minha mãe me ofereceu o ano passado e que estava num vaso.
Coloquei-o, há dias, no chão e parece ter gostado. Começou logo a dar flor. Parece que andava sequioso de espaço para se desenvolver!
Se se der bem aqui em cima (estamos acima da cota 200) e ficar como os que a minha mãe tem no jardim dela, há-de ficar enorme, espalhar-se neste terreno e ficar LINDO!!!!!
A ver vamos!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ola
Estou um pouco baralhada. Tenho a ideia que também chamam a este antúrio, antúrio da Venezuela.
Será?
Cada vez estou mais encantada com a beleza do jardim.
E sinceramente considero a Anete uma super mulher.
Fique bem.
Um grande abraço

24/1/07 23:39  
Blogger anete joaquim said...

mr
Também já ouvi esse nome. Acho que está correcta. Estou a falar do antúrio, claro, que quanto ao super mulher, pode crer, está errada.
Ontem, por exemplo, só consegui fazer o trabalho que fiz no jardim porque pedi aos meus homens (marido e filho) para não virem almoçar. Isso permitiu-me ficar no jardim até às 13h15, hora em que o meu estômago começou a reclamar. Comi umas sandes, descansei até às 15 e pronto, lá fui eu. A cama só foi feita às 6 da tarde, altura em que dei por findo o trabalho no jardim. No resto da casa nem toquei. Isto para dizer que para fazer umas coisas tenho de deixar outras por fazer. Acima de tudo, só consegui fazer aquele trabalho porque esta semana estou de descanso laboral. Se tivesse ido para o emprego, nunca teria conseguido fazer o que fiz, percebe, mr?
O meu segredo é simples: defino um objectivo pequeno de cada vez e cumpro-o. Quando o acabei, defino outro e assim por diante.
Ontem o meu objectivo era arranjar o canteiro das malvas, por baixo da anoneira pequena. Já que estava com "embalagem", quando o terminei passei para o canteiro do lado, que é estreitinho. Acabei-o. Começou a chuviscar. Abriguei-me debaixo da anoneira e, já agora, aproveitei e arranjei o canteiro dos malmequeres (ainda não o mostrei no blog), que está por baixo da anoneira.
Como tinha podado as malvas, fui plantar os rebentos no primeiro canteiro junto ao portão, por baixo das cevadilhas. No conjunto da manhã e da tarde, passei 6 horas no jardim. Quantas horas é que a mr trabalhou ontem? Hem? Não foi mais do que isso? A vantagem do jardim é que o trabalho vê-se e é isso que lhe dá essa ideia de super mulher. Se formos a ver, a mr trabalhou muito mais do que eu!
Hoje está a chover. Se calhar não vou poder trabalhar lá fora. Vou ter um dia mais descansado do que a mr.
Acredite: a super mulher é uma ficção da banda desenhada! ;D
beijinhos

25/1/07 09:02  
Anonymous Anónimo said...

Ola
Fico mais animada. Mas são sou capaz de geris eficazmente o tempo. Tento, mas .....
Ainda trabalho a tempo inteiro. E este ano entro às 8:00. Levanto-me quase sempre às 6:00 h.
Até logo

26/1/07 01:47  
Blogger anete joaquim said...

mr
Está a ver? Já vivi aí no Continente e sei o que é essa vida. Quase que metade do tempo é passado em transportes e quando chegamos a casa estamos mais mortos do que vivos. Como é que não há-de andar cansada? Gerir o tempo? Mas que tempo é que lhe resta, se se levanta a essa hora e chega às tantas? É claro que compreendo! Por isso mesmo é que deve parar um pouco, de vez em quando, e dedicar um tempinho só para o seu prazer.
beijinhos

26/1/07 07:45  
Anonymous Anónimo said...

Essa flor se chama lirio da paz e não antúrio.

16/3/09 05:22  
Blogger Aliny Meneguini said...

amo planta... vou contar minha historia do tal anturio branco(tbm naum conformo com o nomre, gostei do lirio da paz!)....
minha maezinha, que tbm ama plantas, tinha um vaso dessas beldadedes, do qual presenteou minha sogra....
a mais de tres meses minha sogra faleceu, e a filha dela que mora na casa, naum aguava a pobre coitada, resulmindo, trouxe-as para morar comigo... elas estavam feinhas, cheia de folhas secas, a raiz estava toda a mostra... precisava de um replantiu... e o fiz...
agora elas estão no chao do meu jardim... ainda amarelinhas mas com a chuvinha que deu desde que as plantei aposto que ficaram... lindas...
tbm amos essas plantinhas todas!!!!

24/9/09 14:29  
Blogger anete joaquim said...

Aliny
Experimente regar os antúrios com uma mistura de uma parte de urina (humana) e duas de água. Vai ver como adoram! Cascas de ovo secas e trituradas, misturadas na terra, também ajudam. bjs e boa sorte com o seu antúrio.

27/9/09 12:18  

Enviar um comentário

<< Home