27 fevereiro 2007

junto ao portão





Os trabalhos do fim-de-semana incluiram o arranjo deste canteiro, um dos que mais dificuldades tenho tido em manter com um visual que me agrade. É o primeiro, junto ao portão e fica por baixo das duas cevadilhas, da vinha e desta pequena árvore verdinha, a qual, na realidade, são duas, de diferentes folhas, que nasceram juntas. É um sítio que apanha pouco sol, o terreno não é dos melhores e as flores que aqui planto não costumam dar-se lá muito bem. Decidi, por isso, plantá-lo com bromeláceas, que necessitam de pouca água, dão-se bem à sombra e ao sol e dão flores bem vermelhinhas.
Quanto ao pequeno arbusto verde, tenho andado a tentar dar-lhe uma forma qualquer, numa tentativa lograda de topiária. Nem sei bem que forma lhe hei-de dar. Neste momento, parece-me o focinho de um camelo, mas nem foi essa a intenção.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi Anete
Sabe que as cevadilhas são das plantas mais venenosas que existem? Dessa árvore se extrai a célebre tintura de cevadilha que é um poderoso exterminador de insectos e simplesmente poucos miligramas causam a morte?Até há uma lenda dum célebre rei que encomendou para a sua corte um jardineiro de forma a possuir todas as espécies de plantas que dessem flores. Para seu espanto apareceu um jardineiro propondo-se a satisfazer as suas pretenções. Apareceu com um pote de mel e um ramo de cevadilha em flor. Ficando o rei espantado perguntou o porquê de tal ousadia. O jardineiro disse então que era a única flor que as abelhas e os outros insectos voadores não pousavam e não colhiam nada delas. Se se der á curiosidade de verificar certificarse-á que é realmente verdade. Eu próprio já tive essa curiosidade e até aqui os únicos insectos que encontrei foi o piolho verde. Note-se que essa tintura antigamente era o grande exterminador do piolho de púbis que existia no mercado.Achei graça que até á data nem as formigas por lá passam.Não quero dizer com isto que vá arrancar as plantas pois quando em flor são muito belas.
Bj. J.S.

27/2/07 22:34  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite
Quem sabe sabe.
Cuidado com as cevadilhas.
E o jardim da Anete continua a deslumbrar.
É uma lufada de ar fresco.
Fico sempre enternecida após o meu passeio.
É uma sensação de conforto.
Fiquem bem.
Bom trabalho.
Abraços

28/2/07 00:20  
Blogger anete joaquim said...

JS
Já sabia do perigo da cevadilha, até para a própria pele. São, de facto, muito bonitas e adoro as minhas. Há-de ver um post no início deste blog em que conto o desgosto que tive um dia quando o Paulo cortou uma delas rente ao chão, por não ter entendido o que eu queria dizer com "cortar" a cevadilha. O que eu pretendia era podá-la nos sítios onde já estava demasiado grande. LOL
bjs

mr
Estou cá para lhe dar esse prazer. É reconfortante para mim saber que posso dar esses momentos de lazer a algumas pessoas.
Só espero que aproveitem esses momentos para esquecer o que de mau vos possa acontecer no dia.
Um beijão

28/2/07 09:54  

Enviar um comentário

<< Home