27 março 2007

planeamento familiar

Ora cá está o método de planeamento familiar que meu pai, que era encadernador, elaborou.
É simples. A roda exterior tem os dias do mês.
A interior está dividida em quatro partes, pela devida ordem a começar do primeiro dia do período menstrual: período estéril, sobrevive 3 dias, ovulação 5 dias e 11 dias fixos estéreis.

A roda interior está numerada em 28 dias, o que corresponde a um período menstrual completo.
O mecanismo que meu pai elaborou permite rodar a roda interior, colocando o dia 1 dessa roda no dia do mês da roda exterior, correspondente ao primeiro dia de menstruação da minha mãe.
Assim, ao longo do mês, meus pais sabiam sempre em que fase estava a minha mãe.



No exemplo da imagem, a minha mãe teria tido o primeiro dia de menstruação no dia 19 e estaria em período fértil entre o dia 28 desse mês e o dia 5 do mês seguinte.
Só há uma coisa que não entendo: é que a roda exterior só tem 30 dias. Meu pai sabia o que fazia e esse erro não deve ser por acaso. Se calhar foi porque foi mais fácil dividir em 30 pedaços iguais, do que em 31.
Agora, será que nos meses de 31 dias, meu pai dava o desconto?
Infelizmente já cá não está para eu tirar a dúvida e acho que este método era controlado por ele e não pela minha mãe.
Seja como for, foi assim que meu pai planeou os seus filhos todos para o mês que quis!!!!
Esperto, hem?!!

4 Comments:

Blogger Ana Ramon said...

Olá Anete. Tenho andado fugida destas andanças e logo deparo com estas novidades que ofereces aos amigos. Muito curioso este método! Mas eu sempre preferi a pilula ou o DIU.. a possibilidade de um erro tirar-me-ia horas de sono :))
Mas os nossos pais estavam muito mais limitados.
Agora vou ler os outros post que publicaste na minha ausência. Um beijinho

27/3/07 16:03  
Blogger anete joaquim said...

Eu também fui sempre pelo DIU. Livra! Mesmo assim tem possibilidades de falhar, quanto mais pelo método do meu pai!
Como vai essa saúde? Estás melhor da pneumonia? Espero que sim. As melhoras totais.
Eu também tenho andado meio arredada destas lides. Acho que a Primavera anda a mexer comigo. Ando murcha.
Um beijão.

27/3/07 16:18  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite
E a Anete é mesmo surpreendente! O seu pai era mesmo um artista. A Anete efectivamente tem a quem sair.
E era uma pessoa cheia de ideias.
Guarde. É uma preciosidade.
Vou ultimar umas tarefas. Mas vim buscar inspiração.
Felicidaes
Um abraço

28/3/07 22:53  
Blogger anete joaquim said...

É mesmo!
Só espero que nenhum dos filhos seja fruto do mau funcionamento do aparelhinho do meu pai!!!! hehehehe!

29/3/07 00:20  

Enviar um comentário

<< Home