05 outubro 2007

flor da haste de S. Jorge

Há tempos perguntei à minha mãe se era verdade que as hastes de S. Jorge, (ou línguas-de-sogra) davam flor. Ela respondeu, imediatamente e com ar muito convicto, que "todas as plantas dão flor". Não sei se será bem verdade, mas o que é certo é que está na altura de as hastes de S. Jorge mostrarem as suas.

Nota: segundo a cris, o nome científico desta planta é sansevieria. Fazendo uma busca no Google confirmei que está certo. Obrigada, cris.


Posted by Picasa

6 Comments:

Blogger Espaço do João said...

Querida Anete.
Não é bem verdade a afirmação da senhora sua Mãe. As plantas estão divididas em dois reinos, a saber:- Criptogâmicas, pertencem ao reino das plantas que não dão flor. Ex:- fetos, avencas entre outras como certos catos.
Fanerogâmicas:-todas aquelas que dão flor. Curiosamente muitas pessoas afirmam que as figueiras não dão flor, aí estão enganadas, porque as flores da figueira esncontram-se nas pontas dos figos.Aprendi isto na instrução primária e, lembro-me muito bem quem me ensinou . Foi o Médico Veterenário Dr. João Borges já falecido há longos anos e residia nas Babosas na chamada quinta do Borges.Tinha esse Senhor dois filhos que se formaram em medicina e uma filha que enverendou pelo enclausuramento fazendo-se freira das Irmãs Carmelitas. Não sei se actualmente algum deles é vivo. O mais velho era o Dr. Manuel Borges e, o mais novo era o Dr. José Borges. Ambos tiveram consultório no Funchal. Bem por causa das flores não lhe perguntei como estão de saúde? Espero rápidas melhoras. Um Beijão João.

5/10/07 20:00  
Blogger Rose said...

Depois do comentário do sábio João, eu prefiro somente comentar...valeu!!!!!!

6/10/07 00:45  
Blogger anete joaquim said...

Bem me parecia, João, que nem tudo dava flor. Obrigada pela explicação.

6/10/07 10:26  
Anonymous Anónimo said...

ola, o meu vaso de espada de são jorge tambem floriu este ano, e como você não sabia que dava flor, fiquei feliz, adorei seu blog, lindo demais
Eva

7/11/07 01:55  
Blogger anete joaquim said...

eva
Bem-vinda. Obrigada pela visita. beijos.

7/11/07 02:08  
Anonymous Anónimo said...

Vocês tem nariz? Sentem cheiro? O aroma da flor é mesmo delicioso ou a ausencia de comentarios sobre o aroma da flor estaria relacionado a problemas de olfato?

4/1/09 20:59  

Enviar um comentário

<< Home