23 junho 2006

Bola de cristal com neve





Não sou mulher de prendas! Até mesmo com flores, prefiro uma apanhada na beira do caminho a um ramo luxuriante de florista. Não é, portanto, fácil agradar-me. Nem sei porquê! Acho que seria tão simples! Mas, enfim, as pessoas gostam de oferecer coisas. Para mim, as "coisas" têm de ter sentido. Pois bem. Meus filhos, talvez cansados de puxar pela imaginação, perguntaram-me, aqui há anos atrás, o que queria para o Natal. Respondi, quase sem pensar: "Quero uma bola de vidro com neve!" Ficaram admirados com o pedido. Quase que lhes vi no rosto a dúvida sobre a minha sanidade mental! Tive de lhes explicar que queria apenas uma coisa que, em criança, sempre me fascinara. Já não me lembro onde a costumava ver, mas penso que em casa de uma prima, que raras vezes minha mãe visitava. Lembro, no entanto, que costumava aproveitar a primeira oportunidade para ir àquela sala onde, em cima de uma mesinha, havia uma bola de vidro, com uma casinha e uns pinheirinhos rodeados de neve. A medo, com receio de a partir, invertia a bola e a neve lá ia caindo, em reflexos brilhantes que me fascinavam. Acho que toda a vida sonhei ter uma daquelas bolas. Os afazeres da vida, o nunca mais as ter encontrado, levaram a que nunca tivesse conseguido realizar aquele sonho. Pois bem! Era Natal e eu queria ter a minha bola. Meus filhos perceberam a urgência do sonho e lá partiram pelo Funchal, vasculhando em todas as lojas. Em vão! O meu sonho não podia ter forma. Passaram uns anos. De repente, talvez quem sabe pela urgência com que as andaram a pedir, as bolas de cristal começaram a aparecer. O P foi o primeiro a encontrá-las. Chegou a casa com ar triunfante! Com duas! Eram de plástico. Nem eram bolas, mas ovaladas. A neve parecia esferovite e caía num instante. Apesar disso, eram o pouco de sonho que conseguia realizar e fiquei feliz. Apregoei o facto: "Consegui concretizar um sonho de criança!" Quem ouviu ficou admirado com a singeleza da ambição, mas o desafio parece ter ficado. Aos poucos, foram aparecendo mais bolas. Ainda me falta a casinha, mas já tenho bolas com presépios, com tartarugas, ursos e pai natal. Amigos, filhos (e até Conceição Estudante) foram completando, aos poucos o meu sonho. O P congregou em duas das bolas, duas das minhas aspirações: a bola e as caixas de música. Hoje tenho uma prateleira de sonhos concretizados. Nem todos o podem dizer! Precisei dos amigos para o conseguir. É a prova de que há sonhos possíveis, se tivermos a ajuda necessária! Aqui deixo, portanto, a minha homenagem a todos os que contribuiram para a minha felicidade.

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cara Anete, quase não acreditei ao ler seu breve relato. Ando procurando muito por uma dessas bolas de vidro com neve dentro e não encontro! Igual a você, trata-se de um sonho da infância, eu acho, ou de algum tempo longíquo que já mal posso identificar.
Caso você tenha condições de me dizer onde encontrar uma dessas, por favor, escreva-me: yazminscott@hotmail.com
Muito obrigada desde já.

18/11/06 02:05  
Blogger anete joaquim said...

yasmin
Está respondido. Terei todo o prazer em ajudar!

18/11/06 10:48  
Anonymous Anónimo said...

Oi..eu tb sempre fui fascinada por essas bolas de neve...tb não sou apegada a coisas, presentes, nunca fiz coleção de nada..mas se peguntar uma coisa que gostaria de fazer coleção seria disso. Pena que fui escolher algo tão dificil no Brasil. Meu namorado viajou p. Europa, ano passado, perguntou se queria presentes, eu disse: por favor, encontre uma bola de neve para mim rss..e ele achou, é linda! Será a primeira de muitas...agora mesmo to procurando em sites p. ver se acho alguma, mesmo que tenha que comprar la fora...beijoss... as suas são lindas!
barbaranit@yahoo.com.br

3/7/07 16:19  
Blogger Rico said...

Olá,
Minha esposa pediu esse ano uma como enfeite pra nossa árvore. Tive uma quando era criança, mas não vejo vendendo. Se puder me manda um e-mail por favor dizendo onde encontro (rico.salves@gmail.com).

Obrigado

Rico

15/11/08 13:50  
Anonymous Anónimo said...

Anete, encontrei seu blog procurando -como os outros antes de mim- o lugar onde comprou as tais bolas de vidro com neve.
Agradeceria se pudesse responder onde comprou ou foi obtido tal artigo raro.

thiagoecruz@hotmail.com

3/2/09 21:58  
Anonymous Dan Araujo said...

Olá Anete....
Tambem tenho sonho de ter essas bolinhas...sempre vejo em filmes e sou louca pra ter...ja ate pedir pessoas dos EUA para me mandar, mas nunca consegui...
Gostaria de saber onde vc encontrou...
Te agradeço desde já...
O meu email é dandan_coolgirlgv@hotmail.com

Um abraço...Fique com Deus!
Dan Araujo

7/5/09 02:19  
Anonymous Anónimo said...

Olá, o meu caso é um pouco diferente, Desisti de procurar e agora quero eu mesmo fabricar, artesanalmente, aí vim para aqui após inúmeras pesquisas e ainda não descobri o nome técnico para esse belo objeto. Desejo muito reproduzir paisagens reais e pacatas nesse universo de cristal.
Se alguém souber do nome ficarei muito grato.
Volto aqui pra ver se alguém me ajudou...

21/7/09 22:14  
Blogger Unknown said...

Como os outros comentarios acima ... tambem procuro a tal bola de neve ... mais com a torre eiffel e está muito dificil achar aqui no Brasil pra vender :( ... se souber onde posso encontrar agradeço. e-mail: fred_pepe@hotmail.com

14/10/09 05:45  
Blogger Pedrina said...

também gostaria de saber onde encontrar,vc poderia dizer onde
email:pedrinabrasil@gmail.com.br

21/10/09 13:59  
Blogger anete joaquim said...

Bem, meus amigos, pelos vistos não há destas bolas no Brasil. O que posso dizer é que, durante anos, também foram raras aqui em Portugal. Agora virou moda e encontram-se facilmente num certo tipo de lojas.
Para terem uma ideia dos preços, o comboio custou 20 euros. A mais pequenina que tenho custou 5 euros. Façam a conta em reais e vejam se continuam interessados. O mais que vos posso dizer é que peçam a alguém que venha a Portugal e que vos compre destes objectos. A Loja do Gato Preto tem algumas. Outras lojas de decoração também as vendem, mas não me perguntem o nome. O comboio foi-me oferecido, mas foi comprado num vendedor ambulante, que andava na rua a vendê-las. Uma delas comprei-a numa feira. Não sei mais como ajudá-los. bjs

24/10/09 12:13  
Blogger Rico said...

Olá Pessoal,

Para surpresa minha semana passada eu vi vendendo no Wall-Mart em Cascadura (RJ). Era um presépio representados por Jesus, João, Maria e uns animais. Tamanho médio...

:-)

24/10/09 22:34  
Blogger anete joaquim said...

Óptimo, Rico! Afinal há destes produtos aí no Brasil! Obrigada pela informação dada aos meus visitantes.

29/10/09 11:58  
Anonymous lania said...

OLá anete estava procurando bolas de neve e entrei no seu blog por acaso e gostei para os brasileiros que estão a procura de bola de neve uma loja onde se encontra varias bolas de neve é na kukos vou te passar o endereço é WWW. KUKOS.COM.BR ESPERO TER AJUDADO ABRAÇOS

24/11/09 13:46  
Anonymous Fernanda said...

Ola,

minha mae esta louca por uma bola dessas, como comentou, é um sonho de infancia e conmo o dia das maes esta chegando, gostaria muito de dar uma dessas para ela.

Gostaria muito da sua ajuda, adoreiii essa com o fundo do mar, voce sabe onde posso encontrar??

fsantini@cce.com.br

18/4/11 21:07  
Blogger Dailane Brito said...

Olá como vai ? a muito que eu preciso encontrar bola de cristal com neve!!! valew pela dica mais por favor me diz onde comprar moro em valença-Ba e por aqui nao consigo achar nenhuma sabe daquelas cidades bem pequenas,pode ser pela net msm nao ligo
Mande a resposta para meu e-mail por favor daylanne_brito@hotmail.com
espero respostas

28/9/11 20:27  
Anonymous neuza said...

ohhhhh tambem quero uma bola dessas...

15/2/12 21:09  

Enviar um comentário

<< Home