24 junho 2006

figueira-do-diabo



Quem havia de dizer que a figueira-do-diabo (esta corriola verde que corre ao longo do muro em frente da casa) era um perigo assim tão grande!? (vide comentários do Regador)Que era o diabo para controlar já eu sabia. Venenosa é que não. Aprendi a lidar com ela. Mais ou menos aquela filosofia do "se não os podes vencer, junta-te a eles"... Convivo pacificamente com ela e com as coisas menos agradáveis que a quinta tem. É que, aqui nas fotos, pode parecer tudo muito belo, mas a moeda tem um reverso: isto dá mesmo que fazer. Pois bem, a figueira-do-diabo já existia quando comprei a casa. Corria sobre o corredor de entrada, tapando-o por completo. Já a retirei daí. Retirar é como quem diz. Vou tentando. É preciso andar sempre de olho nela, senão, volta a ocupar o lugar que quer. Aqui, neste muro, aproveito-a como decoração. Só que tenho de andar sempre a podá-la para que não tome conta do muro todo da casa. Agarra-se às paredes. Trepa por ali acima. Corrói a tinta. Tenta entrar pelas janelas. Enfim, o diabo. A minha filosofia é simples: as partes más da vida são isso mesmo: uma parte de um todo que tem de ser vivido. E, assim sendo, o melhor é vivê-la com alegria e aproveitar a parte boa que mesmo as coisas más sempre têm. É como com as pessoas. Não acredito que haja uma única que só tenha coisas más. Não ignorando os seus aspectos negativos, (alguns dos quais tenho dificuldade em entender, como a maldade), tento sempre ver o que tem de melhor. A vida, assim, fica mais linda, mais fácil de viver.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá amiga! Bem-vinda à blogosfera. Bonito o teu jardim de pedra, muito colorido e florido. :) Parabéns e felicidades. VN

25/6/06 04:27  
Blogger anete joaquim said...

Obrigada pela visita, VN. Volta sempre que te apeteça espairecer um pouco.

25/6/06 10:07  
Blogger Elena sem H said...

Oi Anete

Adorei chegar até seu blog (já nem sei qual caminho tomei). Citei você num post - me identifiquei muito com o que disse sobre a figueira-do-diabo e com sua filosofia de vida.
Até mais ler,

Elena sem H

4/6/09 03:23  
Blogger ViewerA said...

Essa fiqueira-do-diabo ja apareceu num episodio do CSI. E perigosa e todas as partes sao toxicas. Normalmete e consumida para recreacao pelos adolescentes.

3/10/09 11:43  
Blogger anete joaquim said...

Consumida? Como droga? Oh, diabo! Por essa não esperava. Só sei que deita uma substância leitosa que deixa as mãos com manchas negras. Uso sempre luvas para a podar. Ainda a semana passada tive de lhe dar um corte. Choveu e ela parece ganhar vida. Enfim, continua no mesmo sítio e, cá em casa, ninguém tem vontade de a provar. LOL

5/10/09 18:25  

Enviar um comentário

<< Home