24 setembro 2006

antúrios em cuidados intensivos


Há uns tempos atrás plantei estes antúrios em vaso e coloquei-os ao sol. Bem, nem havia tanto sol quanto isso, mas, pelos vistos, era mais do que suficiente para andar a matar as hipóteses de sobrevivência da planta. Minha mãe ensinou-me que os antúrios precisam de sombra. Cascas de ovo, secas, espalhadas sobre a terra, também ajudam, ensinou-me um colega. Vai disto, dei-lhes o que pediam. Parece estar a resultar. Assim meio timidamente começou a aparecer uma pequena flor.
Sempre que o rego lá lhe vou dizendo para não ter medo de crescer. Uma folha bem verdinha, acabadinha de nascer, parece proclamar a gratidão do antúrio. Os restantes vasos é que ainda não dão mostras de estarem a sentir-se no local apropriado. Há que lhes dedicar mais tempo e cuidados. Ainda hei-de ter um recanto cheio de antúrios vermelhos e grandes! Hão-de ver!

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os antúrios gostam de muito chichi diluído em água e de terra de pinheiro, daquela cheia de casca de pinheiro. E sombrinha!

27/9/06 12:30  
Blogger anete joaquim said...

Muito obrigada pelos conselhos. Vou pôr a família toda a urinar!!!
Por acaso a minha mãe já me tinha falado nessa história da urina para fortalecer as flores, que tem de ser diluída com três partes de água (diz ela), mas nunca me tinha referido que também podia ser usada nos antúrios. Vou experimentar!

27/9/06 23:35  
Anonymous Anónimo said...

nossa achei interessante essa historia de urina pra fortalecer o anturio. To precisando fazer um trabalho a respeito e achei o tema bem legal, se por acaso vc tiver alguma coisa a respeito ficaria grata e receber. meu email é gabrielamartinscst@yahoo.com.br. obgda

23/2/08 19:27  
Anonymous BETH POUSADA said...

sempre gostei de anturios nunca consegui mas agora tenho um que ganhei a algum tempo só que ele está alto e poucas folhas eu queria muitas bem cheio ,as raizes estã0 espostas e não sei o que faser eu crio minhas plantas na escada da minha casa que tem 3andare a escada é aberta na frente e tem 3m de frente, e cada degral é um vaso de planta o antúrio fica no último degral ficando assim no patama da porta de entrada da casa eu acho que ele gosta do lugar, ta sempre nascendo flores novas e folha mas eu queria bem cheio o vaso. Oque devo fazer para o vaso ficar bem cheio?MUITO OBRIGADA SE ALGUEM puder me AJUDAR.

31/5/09 18:24  
Blogger anete joaquim said...

Beth

O problema está mesmo na exposição das raízes. Arranja um saco de plástico ou qualquer outra coisa (pode ser um aro de plástico ou de ferro, por exemplo), e coloca sobre a terra do vaso, em torno da planta. Enche esse novo espaço com terra nova e boa, até tapar o caule do antúrio. É conveniente que o aro seja alto o suficiente para tapar o caule até às primeiras folhas. Depois é só regar. Não convém molhar muito as folhas, só a terra. OK? Boa sorte. bj

24/6/09 00:10  
Anonymous MArcia Greice said...

OLá Anete, tudo bem? Tenho vasos de antúrios na minha varanda. Na verdade eles não gostam muito de sombra. Eles ficam muito bem, não no sol direto mas sim recebendo a iluminação indireta. O calor do sol sem a luz direta. Os meus vasos estão lindos!! Desde que os trouxe pra varanda, que aliás tem sol da tarde, estão sempre floridos. Rego, com bastante água, sem deixar água no pratinho,sempre que os vasos estão leves. No calor duas vezes, no frio uma vez na semana. Abubo simples líquido uma vez ao mes e sempre que tem folha ou flor ficando feia eu corto com tesoura. Bjoss mil. Lembre-se, nada de sol direto mas sombra total não!

15/8/10 18:42  
Blogger anete joaquim said...

Obrigada, Grace, vou seguir os conselhos. Já tenho um vaso cheio de flor, porque o coloquei a meia sombra.Não tenho é adubado. O pormenor da rega também é importante e não sabia. Gracias, Grace. Um dia destes coloco a foto dos meus vasos de antúrio todos floridos. Esteja atenta ao início do blog. bjs

20/8/10 08:46  
Blogger Unknown said...

Achei interessante os comentários sobre os antúrios.
TInha um num vaso, com muitas fohas, sempre a aparecerem folhas novas, mas nunca floriu. Hoje tirei-o do vaso e reparti por vários, deixando as raízes enterradas. Vou experimentar as cascas dos ovos. Qto à urina, não me parece que vá experimentar

27/2/11 23:19  
Anonymous Anónimo said...

ana, procurei muito mas acho que eu sou unica ou uma das poucas pessoas que usa anturio como planta aquatica, a minha esta com muita folhagem e linda coloque ela em um vaso de vidro, Queria saber se alguem mais fez isso?

1/3/11 20:12  
Anonymous Anónimo said...

Gostei das informações contidas neste blog e gostaria de saber por que o meu antúrio não floresce e as folhas mal saem se rasgamm?. Eu moro em apartamento, ele está tomando sol próximo a uma janela. Está num vaso grande com terra vegetal. faz tempo que eu não mexo com ele, apenas coloc água.

17/10/11 14:47  

Enviar um comentário

<< Home