06 junho 2007

It's one injustice! It is!





A Câmara Municipal do Funchal promove há 10 anos o concurso Funchal Cidade Florida, que premeia os melhores jardins em várias categorias, entre as quais, varandas e jardins de moradias familiares. Muitas das vezes, durante estes anos, fiz a cobertura jornalística da entrega de prémios, o que sempre me agradou por ser uma matéria que muito tem a ver comigo. Tantas fiz que, este ano, resolvi candidatar-me. Que diabo! Também sou gente e até tenho um jardinzito!




Diz o regulamento do concurso que, "para efeitos de classificação serão tomados em consideração os seguintes parâmetros:
- Qualidade estética do espaço
- Enquadramento paisagístico no local
- Diversidade de espécies existentes e harmonia do conjunto
- Funcionalidade do espaço planeado
- Beleza e vigor das plantas
- Inovação relativamente a anos anteriores
- Originalidade nas espécies utilizadas e arquitectura do espaço
- Presença de espécies da flora madeirense
- Probabilidade de manutenção duradoura em bom estado

- Visibilidade a partir da rua"










Encalhei neste último item, quando o li, mas cheguei à conclusão de que o meu jardim, no fundo, até que tem muita visibilidade para o exterior. É visto em muitos países! Através do blog, claro! Além disso, como era o último requisito da lista, pensei que não fosse dos mais importantes. Mesmo assim, à cautela, enviei à Câmara a informação do blog e fiquei à espera de ser visitada. As visitas do júri decorrem entre Maio e Junho. Estranhando não ter sido ainda contactada, telefonei ontem para a Câmara e lá me explicaram que o júri não contacta ninguém, não bate à porta, apenas vê o jardim do exterior!
Ainda perguntei se, ao menos, tinham ido ver o blog. Ainda não tinham tido tempo, responderam.



Larguei-me a rir! Senti-me mesmo pateta. Aquele era o requisito principal! O meu jardim deve ter sido logo eliminado! É que do portão só se vêem 20 metros quadrados dos 500 que o jardim tem e, mesmo assim, a perspectiva que se pode ter nem dá para ver as flores todas dos canteiros da entrada.
Lá sugeri que, nesta era tecnológica, já era tempo de a Câmara começar a pensar em criar uma categoria de blogues de jardins.



Moral da história: apesar de cumprir todos os outros requisitos (e acho que bem), de ter uma variedade enorme de plantas, essencialmente madeirenses, de promover a Madeira, de fazer reciclagem e compostagem, valores que a Câmara tanto defende, fico prejudicada pelo facto de o meu jardim não estar de frente para o portão.

É caso para dizer, como o Kalimero: "It's one injustice! It is!"

Mas, enfim, regras são regras e esta até tem a sua lógica, visto que o objectivo é dar a imagem de uma cidade florida e não a de premiar jardins que só servem ao próprio.

O concurso deveria era chamar-se "Jardins para inglês ver"!

16 Comments:

Blogger Rubi said...

Que estupidez. Um item que coloca em vao todo o teu trabalho, carinho e a qualidade do teu jardim. Nao importa Anete. Daqui deste lado continuamos a saborea-lo, e agora ate o vejo de Barcelona. A Camara do Funchal nao consegue ve-lo estando na mesma cidade. E esta ah?

6/6/07 10:29  
Blogger anete joaquim said...

Tudo culpa do portão! Tenho de arranjar uma passagem, do outro lado da rede, para as pessoas poderem apreciar o jardim sem entrarem cá em casa! É a solução!

6/6/07 11:04  
Anonymous Anónimo said...

ix que mau., e depois querem mais espaço verdes e tal.. muito mau mesmo, a camara do funchal esteve no sei pior..
mas deixe lá, nós sabemos k é maravilhoso o seu jardim, por isso venho visitar o seu blog todos os dias na pausa do trabalho, assim parece que nao estou fechada dentro de um escritorio o 7.30h seguidas. quem dera haver mais blogs e jardins como o seu..
continue, abraços
vania, portugal

6/6/07 11:08  
Blogger Unknown said...

Mas que raio de injustiça..........
Olha aqui vai um conselho: manda colocar vários ecrans gigantes p'la cidade e "planta" lá o teu blog
hehehheheheheheh

6/6/07 12:55  
Anonymous Anónimo said...

A mim nada me admira pois se fossem as roseiras do Sr. Albuquerque que por acaso ainda não as vi em blog pese embora já as tenha visto ao real, talvêz dessem maior importância. A Anete não tem culpa de não ser "persona" importante. No entanto não desanime, pois haverá sempre mais pobres do que ricos. Considere-se rica porque tem bom gosto, e firme nas suas decisões. O seu esforço é apreciado por aqueles que sabem dar o respectivo valor. Sempre ouvi dizer que vale mais ganhar um previlégio do que uma causa. No entanto não deixamos de nos sentir frustrados. BEIJOS. João

6/6/07 14:38  
Anonymous Anónimo said...

Ola Anete
Estamos consigo.
Não é possivel. Mas ainda tenho esperança que vão visitar o blog.
Deste lado um grande abraço e espero que os visitantes sejam muitos.
Até logo
A Anete hoje merece muitas visitas.
Um apelo a todos os que visitam o blog.
Mandem uma mensagem.
A Anete merece. O trabalho é de grande qualidade.

6/6/07 21:17  
Blogger Nelio said...

Eu quero demostrar o meu apoio e respeito pelo seu magnífico trabalho,desde que descobri este blog ainda não passou um único dia que eu não o tenha visitado,porque tem sempre novidades,coisas lindas feitas com todo o carinho e dedicação,e acho que realmente é pena esses requesitos é só para casas de senhores ricos da baixa Funchalense...
Mas estamos com a Anete e nós sim damos o valor merecido,nem que seja passando pelo blog para comtemplar o "jardim de pedra"Força Anete

6/6/07 23:03  
Anonymous Anónimo said...

Ola
Dei mais um passeio pelo jardim e acho que merecia mesmo entrar no concurso.
Mas nós vamos divulgar o jardim e passar a mensagem.
Fique bem

6/6/07 23:33  
Blogger anete joaquim said...

Ei, ei, vamos lá a ter calma e a não fazer confusões. Agradeço o apoio, mas, em primeiro lugar, quero esclarecer que respeito as regras do jogo. Os únicos reparos são ao facto de o requisito mais importante não ter sido destacado, para se saber que era vital para quem concorresse e ao facto de os juízes nem entrarem nas casas para verem os jardins.
Estupidez a minha, também, por não ter percebido que isso era importante. Imperdoável, na minha profissão! Foi por isso que achei piada em fazer o post de hoje, com banda desenhada e tudo. Estou a rir de mim mesma. Não da Câmara!
É claro que o objectivo da Câmara é dar uma imagem para quem nos visita. Não pode premiar jardins que não conseguem ser vistos. E vistos pelos turistas, claro! Daí a minha frase final, algo irónica pelo trocadilho, porque o objectivo é mesmo mostrar jardins a quem nos visita, seja inglês ou continental. A Madeira é conhecida pelas suas flores, mas, na realidade, não era assim tão usual valorizar os jardins privados.Há cidades no mundo com varandas e jardins muito mais bonitos do que os nossos. Havia que mudar isso. Este presidente da Câmara tem esse mérito e, garanto-vos porque assisti, os premiados dos outros anos, na classe em que concorri este ano, eram pessoas simples e pobres. Os ricos não concorrem a este tipo de concurso!
Em segundo lugar, a Câmara do Funchal tem um papel de sensibilização ambiental de há muitos anos a esta parte, que é digno de registo e que pode ser visto pela limpeza das ruas do Funchal. Já vivi no Continente e sei ver a diferença. Situação, aliás, que se verifica em todos os concelhos. Os madeirenses já entranharam a ideia da limpeza das suas ruas, dos contentores, da recolha selectiva, etc, etc, etc. e isso deve-se a muita educação ambiental que tem sido feita.
Outra acção camarária tem sido na construção de espaços verdes e de lazer: mais jardins públicos, promenades, acessos dignos ao mar.
Outra questão a não misturar é a Quinta do Arco. É digna de ser vista!
Por último e não menos importante, ainda não há uma categoria, neste concurso, para blogues. Logo, é natural que nem tenham ido ver o meu.
Já me conhecem o suficiente (espero!) para saberem que estou a falar verdade.

Gostei de concorrer. Foi a primeira vez que o fiz e isso foi giro. Também confesso que gostaria de ganhar um prémio, essencialmente porque ia de 2.000 (1º)a 1.000 euros (3º), se não estou em erro, o que me daria muito jeito nesta altura.
Agora, meus queridos amigos, de uma coisa tenho a certeza. Nenhum prémio me daria maior consolo do que o apoio que todos vocês me têm dado durante este ano. Isso entra no coração e não tem preço.
Sei que têm ajudado a divulgar o blog, sei o prazer que têm em me visitar e não há dinehiro que pague o carinho que isso implica.
Adoro saber que sou a pausa refrescante da Vânia, durante o seu dia de trabalho; que sou o cantinho encantado onde a mr descansa o seu cansaço; que posso incentivar o nélio a divulgar também o seu lindo jardim (já o visitaram? Está nos links e é mais uma visão de um jardim da Madeira!); e que ajudo a tornar mais linda a reforma do JS. E, depois, há a Maria, o ez, a Ana e até o jarreta e tantos outros que passam, mesmo sem deixar comentário! Há coisa mais linda do que isso?
Por tudo isto, muito obrigada. Esse é que é o meu 1º prémio!

ps: estou mesmo a ver que tenho de fazer um blog sobre a Madeira, para vocês poderem apreciar e verificar tudo aquilo de que vos falei!
um beijão a todos!
Estou a ver que gostaram da banda desenhada! LOL! Apelou à criança que há em todos nós, não é?
Eu, pelo menos, adorei! O do pateta e dos posts, então, nem se fala, mas o mais querido é o Kalimero, com o seu ar triste e florinha na mão! Um amor!

7/6/07 02:05  
Anonymous Anónimo said...

Ola Anete
Eu sei que era a brincar. E as normas eram claras. O meu divulgar tem a ver com o blog. Merece ser visto. Em concurso, fora de concurso.
Mas regras são regras.
E as normas têm de ser compridas.
E nós vamos divulgando o blog.
E quanto a mim tenho aprendido muito.

7/6/07 13:51  
Anonymous Anónimo said...

Anete
Peço desculpa - escrevi «compridas» e não consegui emendar para cumpridas.
Um abraço e bom feriado.

7/6/07 15:14  
Blogger anete joaquim said...

Bom feriado, mr. Aproveite para divertir-se.
um beijão

7/6/07 16:54  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde
Hoje estou a aproveitar o feriado para trabalhar.
Mas estou a fazer tudo lentamente. Trabalhando e parando. E agora vim ao jardim e encontrei novas flores.
Reconheço essa calçada.
E conheço muito bem esse termo.
O blog da Anete é sempre oportuno.
Uma bele tarde para si
Um abraço

7/6/07 17:45  
Blogger Nelio said...

HOOOOO MUITO OBRIGADO ANETE PELA AJUDINHA A DIVULGAR O MEU TAMBÉM...

8/6/07 01:11  
Blogger anete joaquim said...

Ora, ora, nélio, temos de ser uns para os outros e tens um jardim que vale a pena ser mostrado. Tens um arranjo com aquelas florinhas vermelhas a que chamam arrôzinho (e que a minha mãe diz que são estrelas), que é muito giro. Não sabia que ficavam assim tipo tapete. Vou já espalhar as minhas pelo jardim!!!!

mr
Devagarinho se vai ao longe...

8/6/07 09:58  
Blogger Pu2 said...

pois, ves como eu tenho razão? é tudo "para inglês ver"!

16/6/07 11:05  

Enviar um comentário

<< Home