20 junho 2007

Quinta dos Reis

É a casa senhorial mais antiga da Madeira. A maioria dos terrenos desta zona, inclusive o da minha actual casa, eram pertença desta família. Muitos deles ainda o são.
Posted by Picasa

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Minha querida.
Então está tudo dito em relação ao seu muro. Nada poderá fazer a não ser construir um muro só para si. A partir dessa data o senhor que fica na parte superior já não terá de advogar que tem de fazer obras no muro de cosolidação. Note-se que o muro que fizer terá forçosamente que suportar com o outro muro. Cuidado com as fundações não vá o diabo tecê-las e vir isso tudo por aí abaixo. bj. J.S.

20/6/07 12:09  
Blogger anete joaquim said...

Obrigada pelo conselho, João, mas o dono desta casa já não é proprietário da terra da minha casa, nem da do vizinho de cima. De qualquer modo, embora a regra seja que o muro pertence ao terreno que suporta, há outra regra aqui na Madeira que diz que os "muros de partilha", desde que a parte superior seja plana (que é o caso) costumam pertencer aos dois proprietários dos terrenos que divide. Se a parte superior do muro estiver inclinada para um dos lados, o muro é desse proprietário. É isto que causa confusões.
beijos
vou ao trabalho

20/6/07 12:31  
Anonymous Anónimo said...

Consultando os meus amigos.
Tenho um amigo advogado que me disse que após a lei do emparcelamento rural dixou de vigorar as inclinações dos muros em relação aos proprietários. Sempre que haja um muro já feito e que não se saiba em que condições foi construido o proprietário do terreno inferior parte sempre do principio que o muro é pertença do proprietário superior. Portanto minha amiga aconselhe-se melhor , para que não hajam dissabores. bj.J.S.

20/6/07 20:20  
Blogger Nelio said...

Anete sempre que passo perto dessa casa apetece-me parar e admirá-la tem uma arquitectura mesmo á moda antiga madeirense e depois tem várias divisórias eu gostava, por curiosidade de visitar essa quinta mas de certeza não deve estar aberta ao público.
Depois a parte da entrada cativa-me aquela árvore grande que lá está e acho se não estou em erro que também tem um jacarandá(ávore com flores azuis como as que tem em frente á sé)
Anete tenho uma gravura lindíssima dessa quinta pois não resisti a comprar alguns anos atráz o livro "cintilações" aguarelas de Dr.João de Lemos Gomes(Melos)com os textos poéticos de Maria Aurora
na página referente á pintura tem escrito isto:
"Assento de águia na lombada agreste
Solidão a escorrer do vazio dos olhos."

20/6/07 23:09  
Anonymous Anónimo said...

Quando eu for em Portugal com certeza irei aí.rsrsrsrsr.

20/6/07 23:15  
Anonymous Anónimo said...

É uma casa muita antiga e apetece sempre parar para contemplar.
Fiquem bem

20/6/07 23:37  
Blogger anete joaquim said...

js
Vou contratálo para meu assessor! Não me espantam nada os seus conhecimentos, pois sei que esteve bem ligado a estas áreas. Obrigada pelos conselhos.

nélio
Vou começar por essa frase tão profética.
"Assento de águia na lombada agreste. Solidão a escorrer do vazio dos olhos."
Confesso que me impressionou. A casa fica, de facto, num alto, o que dá a ideia de ser ninho de águia. A águia é um ser solitário, construindo os seus ninhos bem lá no alto. Parece que era esse o destino do proprietário desta lindíssima quinta. O ano passado morreu-lhe um filho (novo) em Lisboa. Pouco tempo depois morreu-lhe a mulher. Tem mais dois filhos mas, hoje, pelo que sei, vive ali sozinho. Aplica-se muito bem a questão da "solidão a escorrer do vazio dos olhos"... Profética, essa frase. Quanto à tua esperança de a visitares, não me parece que se concretize. É uma quinta privada e não está aberta ao público.

22/6/07 01:08  

Enviar um comentário

<< Home