30 setembro 2006

voltaste!!!!

O ano passado, plantei para aqui uns bolbos nem sabia de quê. Surpreenderam-me com estas lindas flores. Achei-as magníficas. O tempo delas passou, a folhagem foi-se e a planta parecia ter-se desvanecido nos ares. Tive pena, mas guardei a esperança de que, lá nos confins da terra, houvesse ainda um bolbozito adormecido que um dia, sabe-se lá quando, haveria de abrir os olhos e vir espreitar o mundo. O tempo passou. Muito, no meu entender, e a esperança foi-se desvanecendo. A visão da Sweet a escavar aquela zona fez-me crer que teria dado cabo do resto da minha esperança. Acabei por me resignar.
Qual não foi, portanto, o meu espanto e alegria quando, num dia desta semana, dei com esta flor bem aberta, quase que aspirando os primeiros raios de sol para melhor poder resplandecer. "Voltaste", pensei. Não pude deixar de sorrir perante aquela beleza singela e, ao mesmo tempo, tão refinada. Captei o momento. Agora já sei! Para o ano, por alturas de Outubro, quando poucas são as flores do meu jardim, terei esta à minha espera. Foi um presente de Deus, talvez por me ter queixado, há dias, de que já sentia falta de flores por todo o lado. Ou, quem sabe, para me dar a alegria que um dia destes julguei perdida para sempre!

4 Comments:

Blogger Ana Ramon said...

A minha mãe chamava a esta flor "Bordão de S. José". Pertence à família das Açucenas. Aqui também florescem nesta altura do ano. Tem tanta ânsia em aparecer que nem se veste de folhas. Alegra qualquer jardim entristecido. Mais tarde recolhe-se nos braços da mãe terra tendo o cuidado de põr as suas folhas de fora para a conseguirmos localizar enquanto permanece adormecida.

30/9/06 02:46  
Blogger anete joaquim said...

Obrigada, Ana, pela explicação. Coincide em tudo com o que aconteceu. De facto, é só uma haste, que até me passou despercebida no meio das bromélias, labiatas e da minha roxinha. Mas, pelos vistos, está ali um cantinho de santos, pois ao lado, do outro lado da iuca, estão as "espadas de S. Jorge"!!!! (ou línguas de sogra, como lhes chamamos aqui.

30/9/06 12:52  
Blogger Lília Mata said...

Eu chamo açucenas dos bardos, a estas flores que tanto alegram o Outono, mas a minha avó acho que lhe chamava belladona.
São, para mim, a marca mais visível do Outono. NUnca as conheci como flores de jardim, mas sim dos bardos.
Beijos

7/10/06 10:51  
Blogger anete joaquim said...

Flores de Outono? Só nascem nesta altura do ano? Tem o seu quê de positivo: ao menos tenho estas flores para me alegrar. Adoro-as!

7/10/06 21:36  

Enviar um comentário

<< Home