09 outubro 2006

Bota da Madeira

As típicas botas madeirenses, usadas em tempos pelo povo e, agora, apenas visíveis nos pés dos bailarinos dos grupos folclóricos, mereciam outro destaque. Acho-as tão queridas! Adoro a combinação da sua cor de mel com a fitinha encarnada. Usei as minhas com roupas modernas e acho que não ficavam nada mal. Até com calças de ganga ficam giras. É preciso é saber combiná-las e não ter vergonha de as usar. Não são só dos "vilões" (ou vilhões, gentes das vilas, do povo do campo, como por cá se diz). São nossas! Um produto único. Deveriam, até, ser motivo de marca registada. Usá-las ajudaria os artesãos que ainda se dedicam a esta arte, alguns como único e cada vez mais difícil modo de vida.
Os estilistas madeirenses, alguns já com nome consagrado, bem que poderiam ajudar a divulgá-las mais. A mostrar como adaptá-las ao vestuário moderno.
Combinam bem com vários tipos de roupa, como com calções, mas prefiro usá-las com tons de castanho e, especialmente, com mini-saias.
Madeirense, pois! Com muito orgulho!

11 Comments:

Blogger Ana Ramon said...

Ainda agora entrei no teu blog e não pude deixar de sorrir. É que durante o fim de semana não havia tanta neblina por esses lados :))))) Mas gostei do texto sobre as botas. Acho que tens razão. As pessoas importam uma série de modelos para vestir e calçar e não conseguem fazer moda com as nossas coisas. Eu comprei uma capa de serrana e se a usar quando vou às compras, toda a gente fica a olhar para mim como se vissem um espantalho. Imagina o que seria se me vissem aparecer agasalhada com uma capa de palha (croça)que ainda hei-de comprar. Se um dia conseguir visitar a Madeira (tenho pavor das viagens de avião) ainda trago umas botas bonitas como essas. Um beijinho

9/10/06 23:53  
Blogger Ana Ramon said...

Ainda agora entrei no teu blog e não pude deixar de sorrir. É que durante o fim de semana não havia tanta neblina por essas bandas. Mas tens toda a razão. Até parece que as pessoas têm vergonha de usar as nossas coisas, preferindo sempre o que é estrangeiro. Comprei uma capa de serrana, que me encanta, e se a levar vestida quando vou às compras, toda a gente olha para mim com um ar espantado. Imagina o que será quando comprar uma capa de palha (croça) para me defender do frio e da chuva. Quando conseguir ter coragem para visitar a Madeira (tenho pavor das viagens de avião) hei-de comprar umas botas bonitas como essas. Um beijinho (é o 2º. comentário que envio. A ver se é desta)

10/10/06 00:00  
Blogger Ana Ramon said...

Só agora é que percebi que está sujeito à tua aprovação. Escolhe o que tiver mais bem escrito :)))))

10/10/06 00:01  
Blogger anete joaquim said...

Se não consegues vir até às botas, as botas podem ir ter contigo ;)
É só me mandares o teu número de calçado e a morada para o mail. Acho que ligariam muito bem com a tua croça!!!
Conheço uma sapataria que até as faz por medida e com sola de borracha. Foi assim que tive as minhas, mas acabaram por ficar um pouco apertadas. O melhor é experimentá-las na hora. As minhas já estão velhas. Tenho de comprar outras. São muito confortáveis. E LINDAS!!!!!

11/10/06 10:29  
Blogger anete joaquim said...

Quanto à "neblina"... é para que olhem para as botas! Não é o que está em causa?

11/10/06 10:31  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário já vai "um bocado" atrasado (coisita pouca...) mas acho que tens toda a razão. Eu, apesar de continental, sempre adorei as botinhas da Madeira, tanto que, quando andava pelos meus vinte e tal anos (nos idos de 80)tive um par delas que usava quase diariamente, tanto com calças como com saias compridas. Acho que têm um design simples e moderno e por isso são fáceis de combinar com quase tudo. O único senão é a sola que escorrega muito quando o chão está molhadomas isso é facilmente resolúvel com uma capa de borracha, não é?

13/11/07 21:22  
Blogger anete joaquim said...

Há sapatarias que já as vendem com sola de borracha. As minhas, mandei-as fazer à medida, numa dessas sapatarias, mas pedi com sola de borracha. Nunca uso sola de cabedal em sapato nenhum. Tem de ser sempre em borracha.

18/11/07 10:54  
Anonymous Anónimo said...

ola,

sou tambem madeirense e sempre "amei" as nossas botas. Como dizes, desde que saibamos conjugar ficam bem com quase tudo. Pena que a "madeirense" ainda tenha aquele problema de vergonha ou sei la de que, fazem mal, pois sao lindas, unicas, e fariam inveja a muita gente... Adorei o teu texto... Um beijinho

18/11/07 11:55  
Blogger anete joaquim said...

Obrigada, gil. Volta sempre. bjs

22/11/07 11:59  
Anonymous Hugo said...

Este comentário também já vai atrasado, mas quis te apoiar. Eu também uso com orgulho as minhas botas quer quando estou na madeira, quer no continente :)
até tenho uma historia engraçada: uma vez ia a passar com as minhas botas, em Lisboa, e ouço gritar num bom madeirense, vindo de um prédio que já tinha passado há algum tempo: "EÍ, QUEI BOTAS!"... senti-me bem orgulhoso, na altura, hehe :)

11/9/09 11:31  
Blogger anete joaquim said...

É assim mesmo, Hugo! Há que ter orgulho nas nossas raízes......., neste caso, dos pés. LOL. Bem hajas e obrigada pela visita.
bjs

14/9/09 17:23  

Enviar um comentário

<< Home