02 outubro 2006

petúnia



Sempre as chamei de maravilhas grandes, mas disseram-me há dias que são petúnias. Deram-me uns raminhos para plantar. Esta foi a que melhor se adaptou ao local. Está meio perdida ali por baixo da tangerineira, mas parece-me que a sombra que recebem lhes faz bem. Oxalá que as outras peguem e cresçam como esta. Acho-as lindas!

2 Comments:

Blogger Ana Ramon said...

Olá Anete. Cá estou mais uma vez parada em frente ao seu jardim e a admirar as suas bonitas flores. Estava a olhar para esta foto e a pensar que de petúnia não tem nada. Salvo melhor informação, parece-me tratar-se de Balsaminas ou Impaciens (Impatiens híbrido da Nova Guiné). Havia uma variedade na minha casa de infância, com flores mais pequenas e folhas de verde mais claro, chamada "alegria-da-casa". Os tempos mudaram e a busca de novidades fez aparecer uma série de híbridos muito mais vistosos.Se esta planta for realmente uma Impatiens não gosta muito do sol directo. Algumas variedades gostam de zonas sombreadas e outras precisam de luz forte para florirem. Não suportam temperaturas acima dos 24º nem abaixo dos 10ª e por isso aqui só se dão no interior das casas. Regas moderadas. Não sei muito de flores. Mas quanto à petúnia, acho que não tem nada a ver. E todos estes cuidados que escrevi, só foi possível graças a uns livrinhos sobre flores que tenho em meu poder :)))))))))))
Um beijinho

2/10/06 22:40  
Blogger anete joaquim said...

Ana
Obrigada pelas informações. São, de facto, muito parecidas com as alegrias do lar ou maravilhas, como lhes chamamos aqui. Tenho uma foto neste blog com um recanto que, nessa altura, estava cheio de maravilhas. Deu-lhes a doença e replantei o local com outras flores. É junto à "curva do caminho", no lado leste do meu jardim. Não sabia que cuidados precisavam. As suas informações são vitais. Obrigadão!

4/10/06 12:13  

Enviar um comentário

<< Home