01 março 2007

frésia vermelha

Ora, então, esta também será uma frésia! Nasceu hoje e, de facto, tem um perfume muito agradável.
Fará companhia à roxa, que mostrei há dias.
Só é pena que sejam tão frágeis.
Quanto tempo durarão?

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Anete.
Não tenha quaisquer dúvidas é também uma das várias espécies.Como já lhe disse aparecercerão de diversas cores.Para que não mudem de cor, aconselho que as plante afastadas umas das outras pois polinisam-se com facilidade, e ficam com cores totalmente diferentes. Então se estiverem próximo das amarelas é um ver se te avias .O seu cheiro é caracteristico em qualquer cor. Estas flores reproduzem-se de 3 maneiras ; de semente,de pequenos bolbos junto aos caules e de outros que se reproduzem conjuntamente com os que foram semeados. Se quiser, após toda a folhagem estar seca pode guardar os bolbos novamente fora da terra e semeá-los no próximo ano, assim não perderão a sua cor original. Bj.J.S.

1/3/07 12:44  
Anonymous Anónimo said...

Esqueceu uma coisa, nas jarras aguentam mais de uma semana, no seu habitat também pouco mais. Note-se que cada bolbo dá mais do que uma aste, mas é fruto de um outro bolbo que se formou do seu progenitor muito embora o progenitor se mantenha até o próximo ano. J.S.

1/3/07 12:52  
Anonymous Anónimo said...

Anete, olá boa tarde.
Acabei agora de dar uma volta pelo teu lindo jardim, faz bem à alma.
Quanto às frésias, adoro-as, conheci-as na minha meninice, talvez aos 12 anos e o seu cheiro reporta-me sempre a esse passado longinquo!
Só consigo ter no meu jardim das amarelas e roxas, nunca arranco os bolbos e noto que de ano para ano vão enfraquecendo...coisas de jardineira de trazer por casa, lol.
Beijos.
(continuo em maré baixa!!!!!)

1/3/07 16:53  
Anonymous Anónimo said...

Ola
São lindas as frésias. Gosto também muito das amarelas e das brancas.
Apetece olhar para o jardim.
Acabei de chegar a casa e dei um salto ao jardim (motivação para as tarefas inadiáveis).
Vou tentar regressar.
Abraços

1/3/07 19:24  
Blogger anete joaquim said...

Oi, pessoal! Boa noite a todos.

Obrigada pelos ensinamentos, JS. Vou ter em atenção. Fiz como a Maria e deixei os bolbos do ano passado na terra, mas pelos vistos ainda deram flor este ano. Vou fazer com que não enfraqueçam, retirando-os como ensinou.
As frésias têm, de facto, um cheirinho muito bom e confirmei que a vermelha era da mesma espécie que a roxa exactamente pelo cheiro.
Tenho outras muito parecidas com as vermelhas (que ainda não floriram) mas que não dão cheiro idêntico. Não são frésias.
Vou tentar mantê-las afastadas. Por acaso estão, mas foi sem saber.
Hoje andei a plantar roseiras com um pozinho mágico! Estou ansiosa para ver se resulta:

mr
É o que se chama "uma dose de jardim"! Um beijão. Tudo de bom para si.

Para ti também, Maria. Olha, o que está em alta é a lua. No sábado ficará vermelha, com o eclipse total que está previsto. Aproveita e toma um banho de lua cheia. Alegra-te, miúda!
Um beijão.

1/3/07 21:59  
Anonymous Anónimo said...

Ainda sobre frésias. Como não podia deixar de ser, todas as coisas que existem neste mundo sofrem mutações. As frésias não são axcepção. Também existem que eu conheça duas variantes consideradas selvagens, teem o mesmo formato , são mais pequenas e não se adaptam muito bem aos jardins. São como as galinhas do campo, não se dão em capoeira.
Houve alguém no seu blog, que pensa ser eu um continental. Não não sou continental mas deixei a ilha muito cedo, há mais de 40 anos. No entanto a minha paixão pelas flores vem de muito longe, ou não fosse Madeirense. Bj. J.S.

2/3/07 18:54  
Blogger anete joaquim said...

Ei! Também tenho uma frésia branca. Nasceu ontem!!!!!

3/3/07 12:22  

Enviar um comentário

<< Home