21 maio 2007

malmequer lilás em miniatura





Há que tempos que andava a tentar arranjar tufos de malmequer miniatura. No sábado descobri estes, pequenitos, lilás. Fiz vários arranjos, pois não sei ainda como se desenvolverão, isto é, se os tufos ocuparão muito espaço ou não. Depois mostro os outros locais onde coloquei os outros três tufos. A intenção era agrupá-los para criar um espaço cheiinho de lilás, mas optei por dispersá-los para ver em que sítio se dão melhor. Assim, uns estão mais ao sol aberto e outros a meia-sombra. Se algum começar a mostrar não estar satisfeito com o local onde foi colocado, é só retirá-lo e plantá-lo junto aos que se derem melhor.

Neste canteiro tentei quebrar o impacto do tufo gigante de malvas rosa forte, criando um pequeno espaço à frente delas, com florinhas mais rasteiras, num pequeno semi-círculo de pedras rodeadas de línguas de sogra.

As duas bromélias que ladeiam o tufo de malmequeres ficarão aqui até ver como se portam estes últimos. Se encherem demasiado o espaço (o que desejo), sairão as bromélias.

4 Comments:

Blogger CrisB said...

Anete, são muito graciosos esses pequenos malmequeres azuis, formam tufos muito redondinhos, se lhes fores cortando as flores secas, dão muitas mais. Não deixes o solo secar muito.
O nome Latino deles é Felicia qualquer coisa.
Penso que com o teu clima se darão de maravilha.
Cris

21/5/07 23:47  
Blogger anete joaquim said...

Que bela novidade e dicas! Oxalá tenhas razão, porque é isso mesmo que pretendo. Tufos bem jeitosinhos, cheiinhos de flores. Quanto ao nome... felícia, se não me engano, tem algo a ver com feliz. Felicidade no meu jardim é o que mais desejo. Vou tratar bem delas.
Um beijão

22/5/07 09:12  
Blogger Nelio said...

olá,dei uma passadinha no seu blog e fiquei fascinado
por enquanto ´vi pouca coisa ,mas gostei do que vi e esses pequenos malmequeres azuis chamou-me a atenção pois eu tenho muitos no jardim,muitos tufos,que vistos a certa distância dá um ar azulado lindíssimo,também se pode tusquiar com uma tesoura grande para nao alastrar para cima de outras plantas,até em vasos eu tenho é linda essa planta até ja tive com a folha variegata de iguais flores mas infelizmente perdi essa espécie agora só me resta esta igual á sua ,é muito fácil de adquirir novas plantinhas ,até na água criam raíz,boa sorte

29/5/07 01:21  
Blogger anete joaquim said...

Tenho andado doida à procura de outros tufos, parecidos com estes, mas com as flores de outras cores. Há ali no jardim do café do museu de arte sacra e abaixo do viaduto do Campo da Barca. Não encontro em lado nenhum, à venda.
Adoro flores azuis e agradeço a informação sobre o tratamento a dar a estas. Não sabia. Agora já posso fazer novos tufos.

30/5/07 21:08  

Enviar um comentário

<< Home