08 julho 2007

A minha Maravilha preferida

 



Em termos de estética, das Sete Maravilhas do Mundo esta é, para mim, a mais linda: o monumento mandado erguer pelo imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"), falecida após dar à luz o 14º filho. O Taj Mahal foi construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. É, portanto, um mausoléu e não um palácio. A obra decorreu entre 1630 e 1652 e foi feita por cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente.
A ser verdade o que conta a lenda, o mausoléu está associado a outra situação triste: após a conclusão do monumento de mármore branco, o imperador terá mandado cortar as mãos dos artesãos que o construiram, para que não pudessem reproduzir aquela obra.
O Taj Mahal é conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.
Supõe-se que o imperador pretendia fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.

(fonte: Wikipédia)
Posted by Picasa

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Anete, até nisso temos a mesma opinião.Essa sim é a coisa mais luxuosa e maravilhosa que já existiu, até no aspecto sentimental, quer prova maior de amor?A segunda é , sem dúvidas, os jardins suspensos da Babilônia, o que vc acha?

8/7/07 13:16  
Anonymous Anónimo said...

EM TEMPO. OBRIGADA , ANETE, POR ESSA AULA DE HISTÓRIA, VC É D+.

8/7/07 13:27  
Blogger anete joaquim said...

Rose
Os jardins da Babilónia também tinham a sua justificação amorosa, pois "foram mandados construir pelo rei Nabucodonosor, para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, e vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra". (Wikipédia, onde tem informação interessante sobre o tema).
Só que já não existem. O Taj Mahal ainda ali está, para nosso prazer.

9/7/07 15:55  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada. Gosto muito de História. Como viajo muito pouco vou viajando cá dentro, especialmente pelas leituras.
Este ano, nas minhas férias, já escolhi 2 países, para viajar com as leituras - Itália e Austrália. De vez em quando escolho 2 países e viajo na mesa de trabalho.

9/7/07 23:23  

Enviar um comentário

<< Home