17 dezembro 2007

Vou ver a lua!

Quatro anos viveu o Paulo cá em casa e nunca ganhou o hábito de, antes de irmos dormir, retirar a chave da porta da rua e colocá-la por dentro. Essa era sempre uma função que me competia, que eu já fazia quase mecanicamente.

Um dia, meio matreira, disse-lhe: "Sabes, uma das funções dos maridos é garantir a segurança da casa e da sua mulher. Por que é que nunca verificas se a chave já está por dentro?"

E ele, naquele seu jeito cândido de arranjar as melhores desculpas do mundo, respondeu com ar quase espantado: "Pensei que ias ver a lua!" Dei uma gargalhada. "Pois!"

Com efeito, naqueles breves momentos rotineiros, quase que instintivamente, deixo-me sempre fascinar pela noite. Gosto de olhar a paisagem no escuro, o brilho das estrelas e, se a lua está bem rechonchuda, verdade seja dita, fico ali a olhá-la durante uns largos minutos. Uma espécie de calma assola-me o peito.

Pois bem! Há pouco, já a preparar-me para ir para os braços de Morfeu, olhei para a porta para verificar se a chave estava por dentro. Claro que não estava, porque agora isso só depende de mim. Disse para mim mesma: "Olha, vou ver a lua!"

Um sorriso aflorou-me aos lábios com a lembrança daquele momento. Depois dei uma gargalhada.

E então decidi: hoje vou mesmo ver a lua!

É isso que vou agora fazer.

Durmam bem! A casa está segura!

13 Comments:

Blogger Espaço do João said...

Querida mana.
Convido-a a vir até estas paragens e, por volta das 22h ir dez minutos até à rua ver a lua e, apreciar o firmamento. É um esoectáculo a não perder mas, não se esqueça de levar uma burka e umas botas felpudas de cano alto.Depois sente-se um bocadinho num banquinho na grama, que mesmo assim vai adormecer e ao acordar ficará uma estátua. Beijos João

17/12/07 12:40  
Blogger Rose said...

Querida, coisa que mais faço em noites de lua cheia, lua minguante, lua crescente...até a lua nova fico tentando achá-la...ahahahahaha.
ADOREI ESSE TRECHO ESCRITO POR VC.NO FUNDO É ROMANTICO E DELICADO.ELE(PAULO) PASSOU MAS DEIXOU UM RASTRO DE DELÍCIAS EM SUA VIDA.
FIQUE BEM E SEMPRE, SEMPRE OBSERVE A LUA, VC PODERÁ SURPREENDER-SE E VER OUTRAS MARAVILHAS...

17/12/07 16:41  
Anonymous Anónimo said...

Adorei o seu texto. Obrigado pelo prazer que nos dá com a sua escrita.
Beijo
(desculpe hoje ter feito tanto 'baralho' na redacção, não me apercebi do incomodo)
Alberto Pita

17/12/07 22:21  
Anonymous Anónimo said...

barulho e não baralho... o que faz isto é escrever rápido e depois não reler... ehehehe desclpem :)

17/12/07 22:22  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite Anete
É sempre um prazer ler os seus escritos.
E que linda história!
E é saudável ver e sentir que a Anete fala das coisas sem ressentimentos - sempre com muita magia - e é mesmo magia e encantamento olhar a lua.
Ando com o tempo muito contado e até Janeiro vou aparecer pouco mas vou tentar dar sempre um passeio pelo jardim e espreitar os blogues.
Machico transmite beleza - o meu obrigado ao Nélio.
Boa viagem para o João. E espero que se encontrem na Madeira.
Será uma festa na Festa.
Um abraço e fiquem bem.
Mr

18/12/07 00:12  
Blogger Nelio said...

Olá Anete tenho andádo meio ausente mas é por causa do trabalho e algumas das minhas decorações de Natal,o pinheirinho,o presépio etc... Eu também gosto de olhar a lua e e as estrelas quando o tempo está bom.....Beijinhos Anete

Mr é verdade Machico está muito bonito e o Funchal também,mas infelizmente ontem á noite decidi ir até lá a fim de ver a iluminação,demos umas voltas de carro,e estava tudo muito mágico,mas ao estancionar para poder tirar umas fotos deu uma da manhã e as luzes como por magia desligaram-se quase todas hahahahaha que piada que achamos,foi uma fárra....

18/12/07 02:28  
Blogger anete joaquim said...

Oi, pessoal, desculpem lá estas ausências, mas tenho andado ocupadíssima com trabalhos vários. Isto volta ao lugar logo que possível.

Alberto
Não precisas desculpar-te do "baralho". LOL, LOL, LOL.

mr
Isto é como diz o povo: "Sentir raiva por alguém é como tomar veneno e esperar que o outro morra".... Eu quero é viver e bem!

nélio
Deve ter sido mesmo uma frustração, que diabo! Nem com flash dava para iluminar Machico todo, não é? LOL Amanhã vais mais cedo. Tudo tem hora certa. Um beijão

rose
A única coisa que vi naquela noite foram duas estrelitas, meio escondidas nas nuvens. Ontem deu uma chuvada de todo o tamanho. Enfim, nem mesmo com a lua se pode contar, lol

joão
estou mesmo a ver o resfriado que apanhava. Com essa descrição e com o frio que tem estado aí, morria congelada. um beijão

Esta semana estou a trabalhar (fora, claro) e além disso estou muito ocupada com outros assuntos a resolver. Voltarei assim que tudo esteja mais calmo. Nem vou aos vossos blogs agora, pois já estou atrasada.
um beijão

18/12/07 10:41  
Anonymous Anónimo said...

Anete em São Luis que fica a 12 km de Vila Nova de Mil Fontes os habitantes costumavam ter sempre a chave por fora das portas,um babito que se foi perdendo ao longo dos anos talvez pela insegurança que se vive agora!!!
Á poucos dias deitamo-nos sem fechar a porta á chave o pior é que ela abre por fora mas graças a Deus não aconteceu o pior á um ano o meus cunhados foram assaltados enquanto dormiam e só deram por isso de manhã!

Bjs
Carla

20/12/07 11:09  
Blogger Rubi said...

Ha que ter cuidado. Um grande beijinho e boas luas :)

20/12/07 17:21  
Blogger Rose said...

Anete,tudo passa tão rápido...tenho até pizza, corre senão vai ficar sem sua fatia...lol.

20/12/07 19:33  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite Anete
Feliz Natal especialmente com muita saúde.
Igualmente para todos.
Espero que estejam felizes.
Provavelmente até Janeiro.
E espero um ano muito feliz para todos.
Fiquem bem. E descansem.
Um grande abraço
Mr

21/12/07 00:31  
Blogger anete joaquim said...

Carla
As más notícias têm sempre tempo para chegar. Ainda bem que só deram pelo assalto de manhã. Dormiram bem e não foram molestados pelo ladrão. Duas coisas positivas dessa história. Mas tem razão. Os tempos mudaram. Esta casa foi assaltada em 1997, o que me gerou um sentimento de insegurança muito grande. O tempo passou e voltei aos hábitos antigos. Os cães inspiram-me confiança e a chave só fica na porta enquanto estou em casa.

rubina
Obrigada pelo conselho. Já estou naquela de que se os ladrões quiserem entrar fazem-no de qualquer forma. Levem os anéis...

oi, rose! Pizza? Já cheguei tarde. Vou para a caminha, que jã são quase três da manhã e amanhã trabalho e tenho a festa de natal da empresa. Vai ser um dia longo. Obrigada por pensar em mim, mesmo quando come pizza, lol Você é um amor. Bom Natal para ti e família.

MR
UM BOM NATAL!!!!! Divirta-se! Boas prendas e momentos felizes. Bem precisa de descansar um pouco.
Um beijão muito grande.

21/12/07 02:40  
Blogger Espaço do João said...

Querida mana .
Ainda não nos podemos queixar desses assaltos muito embora já tenha acontecido algum.Dou-lhe um conselho:- Se tiver a ideia de mandar colocar alarmes, não permita que a empreza que os colocar afixe que sua casa tem alarme. Temos verificado que os refinados pilha galinhas aproveitam essa circunstância par estudarem melhor a altura do ataque. Há sofisticação para tudo. João

21/12/07 22:14  

Enviar um comentário

<< Home