09 dezembro 2007

presépio à moda antiga

Em muitas casas madeirenses ainda se faz este tipo de "lapinha" ou presépio muito antigo. A peça importante é o Menino Jesus, a quem, antigamente, se pediam as prendas de Natal.
Nas escadas que servem de pedestal ao Menino são colocadas "searinhas", pequenos vasos onde se semeia trigo uns tempos antes do Natal e que, nesta altura, já têm de estar bem verdinhos. Laranjas e maçãs são outros pormenores que não podem faltar, assim como que a agradecer a colheita da época e a pedir que a próxima seja também boa. São prendas e agradecimentos ao Menino.
A decoração conta também com "cabrinha", uma espécie de galhos bem verdinhos. O "alegra-campo", uma espécie de corriola, completa o conjunto, adornando o arco por cima da figura central.
Este ano, junto ao Palácio de São Lourenço, foi colocada esta expressão da tradição madeirense. Apenas com luzes, claro, mas é o suficiente para que não esqueçamos as tradições.
Posted by Picasa

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

¡Cómo me gustaría pasar unas navidades en Madeira!...Tiene que estar todo precioso y ha de ser muy interesante ver otras costumbres...

Un beso de Mónica
Gran Canaria-Islas Canarias

9/12/07 20:22  
Blogger Rose said...

Deve ser fascinante estár aí pessoalmente e poder admirar essas coisas lindas que vc nos mostrou.

9/12/07 20:34  
Anonymous Anónimo said...

Anete
Que beleza!
E é sempre bom recordar!
Este ano não consigo pensar no Natal. Foi um ano em que perdi (por morte) pessoas muito queridas.
Mas ver o presépio recordei com muita saudade uma tia muito querida e uma prima que adorava. E recordei os seus presépios.
Obrigada por isso.
Apetecia-me fazer uma grande viagem e não pensar no Natal.
Mas vejo que a Madeira está esplendorosa e eu vou ficar bem depois de ver imagens tão belas.
Um abraço
Mr

9/12/07 22:08  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite
E dei também uma volta por alguns blogues.
Nem sei o que dizer. Fiquei extasiada com as plantas do Nélio.
Tenho a certeza que o Nélio é uma pessoa com uma grande sensibilidade.
E cada vez tenho mais a certeza. É um blogue de gente maravilhosa.
Para todos boa saude
Mr

9/12/07 22:38  
Blogger anete joaquim said...

Aqui só se quer gente feliz, por isso, sempre que eu puder, hei-de mostrar-vos coisas lindas. Se conseguir dar-vos uns momentos de felicidade ou, apenas, de prazer, já valeu a pena.
O nélio deve ser mesmo daquelas pessoas que eu gosto: puro de coração. Um dia ainda o hei-de conhecer pessoalmente. Aqui tão perto e ainda nem o conheço!
Um beijão para todos.

10/12/07 16:16  
Blogger Espaço do João said...

Sim, ainda me lembro dos presépios.Lembro-me também do alegra-campo e das cabrinhas. Por falar em cabrinhas, tenho algumas que as apanhei em Sintra a caminho do Palácio da Pena. Estão bem bonitas e encontram-se debaixo do limoeiro. A Rose se as visse chamava-lhes samabaias micro? Confesso que não sei. Beijos João

10/12/07 20:16  
Blogger Nelio said...

Anete:O ano passado eu não estive no Funchal nesta época,mas este ano tenho que ir ,adorava andar a ver aquelas coisas todas relacionadas com o Natal,mas ás vezes o trabalho não me deixa...qualquer dia na rua do Funchal cruzo-me consigo....
Mr:Obrigado pelas suas palavras,nem sei que dizer...seja sempre bem vinda ao meu blog e disfrute das plantas e minhas alegrias :-) tudo de bom para si.....

10/12/07 22:50  

Enviar um comentário

<< Home