22 outubro 2006

jardim de inverno

O Inverno chegou e a anunciada chuva não se fez esperar. Os meus movimentos lá fora continuam limitados, não propriamente pelos aguaceiros ou pelo vento - sempre há umas abertas em que seria possível trabalhar o jardim - mas porque a saúde ainda não está para brincadeiras. Sei, por experiência própria, o que é uma pneumonia e esta bronquite que se instalou deixa-me sensível a este tempo. Não posso arriscar-me a ficar doente agora e a solução, nesta minha missão de vos ir mostrando a evolução de um jardim, com as flores próprias de cada época, é cingir-me ao meu pequeno jardim interior. Chamemos-lhe o jardim de inverno.
No meio do deserto floral em que o jardim exterior se encontra - que diabo, a Natureza também descansa - é ainda mais consolador ver nascer uma flor. Principalmente esta, uma outra orquídea, flores que se esperaria serem mais próprias de tempos quentes do que propriamente do inverno.
Deve ser da temperatura, que para esta época do ano ainda está alta. Ou, quiçá, do aconchego que a planta sentiu neste recanto da casa, quase estufa, com a luz do sol chamando-a à vida através das clarabóias que se encontram no tecto.
O que é certo é que a orquídea, hoje, lá fez desabrochar uma nova florzinha e os dois botões que ainda se encontram na ponta da haste indiciam ir no mesmo caminho.
A batateira-doce, que no local onde se encontrava anteriormente fazia pender os seus ramos em direcção ao chão, lá notou que, aqui, neste corredor, teria de olhar para os céus. Assim fez e é ver todo um movimento de folhas verdes erguendo-se, quase querendo subir a parede.
São pequenas mudanças, de facto, as que tenho para vos mostrar nestes tempos de inverno, mas é esse o tempo próprio das coisas.
Confesso que começo a ficar algo preocupada com a escassez de notícias sobre a quinta, mas, como dizia alguém, um dia destes, nos comentários, em tempos de chuva e frio apetece ficar a ler e a ouvir boa música.
Música não tenho para vos dar, mas posso contar-vos histórias para entreter estes tempos. Se quiserem, podemos brincar. Lancem-me uma frase. Uma qualquer. A partir dela tentarei escrever-vos uma história. Aceitam? Em troca, prometo que vos mostro uma foto pormenorizada destas orquídeas.
Já que não temos flores, façamos florir a palavra!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa noite
E gostei muito do seu texto.
E nada de ir para o jardim. Tome cuidado consigo. Ande só no Jardim de Inverno. Precisamos cuidar de si.
Esta semana andei muito preguiçosa. Agora estou a fazer noitadas para recuperar. Talvez ainda volte.
Boa saúde
Um abraço

22/10/06 23:38  
Anonymous Anónimo said...

Ola
Achei o seu mote muito interessante. E já vi que é uma óptima contadora de histórias.
Mas descanse. Também tem esse direito.
Até amanhã
Abraços e rápidas melhoras.

22/10/06 23:57  
Blogger anete joaquim said...

Abraços, mas fico à espera dos vossos desafios. Pode ser frase ou tema. Ando com pouca inspiração e, quem sabe, talvez as frases que enviarem faça renascer a minha veia literária!
Vamos ver o que sai daqui. Pelo menos sei que me vou divertir a pensar na resposta.
Beijões e obrigada pelo apoio.
Também vou dormir. Esta semana trabalho das 14 às 21 horas. Fora de casa, claro, que eu também tenho profissão. O tempo para "blogar" será só fora desse período.
Durmam bem e óptima semana para todos.

23/10/06 00:48  
Anonymous Anónimo said...

Olá! Gosto muito do seu jardim e das malas também. Mas também gosto de um bom desafio... principalmente se for para os outros! he..he..he..
Mote: "Sou mais eu no inverno."
Inspirada pelas suas fotos de tempestade!
A ver vamos, a sua verve literária!

24/10/06 10:34  
Blogger anete joaquim said...

Quem terá sido o "moteiro" satânico? Já respondi ao mote. Que tal a verve?

25/10/06 00:35  

Enviar um comentário

<< Home