19 fevereiro 2007

malassadas de semilha



Para os madeirenses, as malassadas estão para o Carnaval, como o bolo-rei está para o Natal dos continentais.
Não podem faltar!
Como se pode ver nas imagens, as malassadas são fritos parecidos com sonhos, só que mais pesados, mais densos. Não! Não são um pesadelo! São uma delícia, comida sempre com mel de cana.
Fi-los hoje de manhã. Estas são malassadas de semilha (batata)
Aqui vai a receita para quem quiser experimentar:
1/4 kg de farinha, 1/4 kg de semilha cozida e esmagada, 1/4 litro de leite, 2 ovos, 2 colheres e meia de fermento em pó, açúcar e sal q.b. (quanto baste, isto é, pouco).
Misturam-se todos os ingredientes. Fica uma massa mais ou menos sólida. Tira-se às colheradas e vai-se deitando no óleo bem quente. O gesto tem de ser rápido. Põe-se a massa na colher, e com o indicador da mão esquerda empurra-se, rapidamente, a massa para dentro do óleo.
Logo que estejam douradinhas tira-se e escorre-se em papel absorvente.
Servem-se regadas com mel de cana.

7 Comments:

Blogger anete joaquim said...

Oi, p'à mesa, pessoal! Malassadas para todos!
Espero que gostem. A receita pode ser duplicada. Foi o que fiz e em 45 minutos estava tudo pronto. Portanto, metade da receita demora menos.

19/2/07 21:43  
Anonymous Anónimo said...

Como não posso chegar a tempo espero que me envie duas sómente.Parece-me que estão uma delícia.Uma será para mim,outra para a minha "joia". Desde já fico agradecido.Que lhes faça bom proveito. J.S.

19/2/07 22:03  
Blogger anete joaquim said...

Sirvam-se à vontade, pelo amor de Deus! Foi para isso que as coloquei na mesa!!!!!
;D

20/2/07 12:31  
Blogger MEHC said...

Não está certo!! Então estas malassadas são só virtuais? Não há geito de fazer um download aqui para este lado? Têm um ar mesmo a-p-e-t-i-t-o-s-o! Eu gosto delas também com abóbora, para terem um ar amarelinho ou com batata ( doce, para os de fora perceberem)para ficarem docinhas. Mas não tenho muita pachorra de as fazer. Anete, por favor, para a próxima faz mais umas, a contar comigo!
Bjinhos, bom apetite e bom carnaval!

20/2/07 18:26  
Blogger Rubi said...

Anete

Foste mazinha "madrinha". Ando com um desejo de sonhos e quando abro o teu blogue....buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...Vou ver se consigo fazer.

Beijinhos

20/2/07 19:47  
Anonymous Anónimo said...

Ola
Que delícia! E obrigada pela receita. Nunca comi de semilha.
Um dia destes vou experimentar.
Um grande abraço

20/2/07 21:32  
Blogger anete joaquim said...

Meninas, meninas! Então eu até dou a receita e anda tudo a lamber os beiços e nada de ir experimentar?! Mas o que é isto!!!!?????
Já vos arranjo motivos para esquecer as malassadas!

Emília
Nunca provei as de abóbora ou de batata-doce, mas também devem ser boas. Estas ficam fofinhas durante uns dias. São rápidas de fazer. Se fizerem só uma dose é o suficiente e faz-se num instantinho. Nem é preciso deixar levedar. É bater a massa e pôr ao lume. Cuidado! Nada de meter os dedos no óleo a ferver!

Rubina
Eu vi, eu vi que andas com uns sonhos MUITO ESTRANHOS!!!! Por isso é que resolvi fazer-te destes! Dos outros, vais ter de os arranjar sozinha!!!!! Enquanto não os tens (se é que não os tens mesmo!!!!), vai fazendo destes.
Um beijão. Espero ter conseguido matar-te as saudades dos sonhos da Madeira!!! LOL!!!

mr
Vai ver que é fácil! É preciso deixar aquecer bem o óleo. Está na temperatura certa quando, ao deitar um pouco de massa, ela vem logo depois ao de cima. Se não se virarem sozinhos, dá-se uma ajudinha com um garfo.
Aí já deve haver mel de cana de açúcar à venda nos supermercados. Cuidado! Não confundir com melaço, de origem inglesa, que é amargo! Já os vi à venda e parecem-se com o mel da Madeira, mas não é a mesma coisa.

beijinhos a todas.
Vou à vida!
Divirtam-se com os novos posts. Amanhã (se as pilhas o permitirem) cá voltarei com novidades.
Ah! A data das fotos é "futurista". Está um dia adiantado. Nunca mais acerto com a coisa e esqueço-me sempre de endireitá-la!!!

21/2/07 17:42  

Enviar um comentário

<< Home