04 setembro 2007

Tabaibos

Hoje vou ensinar-vos a descascar e comer tabaibos, frutos de um cacto silvestre que abunda ainda em muitas zonas da Madeira. Cuidado, pois a casca tem picos muito pequenos, que se espetam na pele.
A primeira coisa a fazer, quando apanhamos os tabaibos, é varrê-los em água corrente, rolando-os bem com a vassoura, de modo a eliminar a maior parte dos espinhos. Quando são vendidos no mercado ou na rua, já costumam vir com menos espinhos, mas existem sempre alguns. O melhor é agarrá-los com qualquer coisa resistente. Podem ser luvas grossas, um bocado de papel bem dobrado, enfim, qualquer coisa que vos permita agarrar no fruto sem serem picados pelos espinhos. Se utilizarem um garfo para fazer todo o processo, é ainda melhor. É uma questão de apanhar o jeito.
Dá-se um corte horizontal nas partes inferior e superior e outro na vertical. Abre-se a casca, agarra-se no fruto até se desprender da casca. O melhor é passar por água corrente, pois podem ter ido espinhos para o fruto.
Ao comer, não se trinca com muita força, pois as pevides que existem no interior são duras. É mastigar um pouco e engolir. Se estiverem no frigorífico um bocado, ficam frescos, o que é mais saboroso.
No continente português, as tabaibeiras são chamadas de piteiras. O fruto é mais amarelado e não tão saboroso quanto estes, mas é igualmente comestível.

Posted by Picasa

5 Comments:

Blogger Espaço do João said...

Eis o que aqui chamam de figos de pita. Nesta altura estão em estado comestível. Normalmente levo umas luvas de cabedal e, quando chego a casa lavo-os muito bem em água corrente , usando sempre as luvas. Quando os abro para comê-los já não é preciso mais cuidados.João.

4/9/07 23:10  
Anonymous Anónimo said...

olá mocinha, como vai?
Em primeiro lugar quero saber o que minha faca está fazendo na sua cozinha? ahahahahah(tenho uma igualzinha).

Em segundo, isso é novidade por aqui, nunca vi, mas sei que no norte tem fruto parecido.

5/9/07 01:01  
Blogger Nelio said...

Anete já andei pelos terrenos baldios no garajau apanhando tabaibos no ano em que comecei a trabalhar(1989)nessa altura ainda havia muitos,agora deram lugar a casas e apartamentos por todo o lado....
mas era uma delicia depois de colocados no frigorífico comer fresquinhos ,não se pode é comer muitos provoca prisão de ventre....lol

5/9/07 02:15  
Blogger anete joaquim said...

rose
Juro que não roubei a faca!lol

5/9/07 12:05  
Anonymous Anónimo said...

oi Anete!
Muito interessante a sua postagem,; a fruta vermelha, muito boa aqui no Brasil se chama tambem Saborosa; nao sei se conhece mas no Mexico perde se de vista,as Opuntias na paisagem. Fiz um link ao seu post. uma abraco Lucia

7/9/07 07:00  

Enviar um comentário

<< Home