12 janeiro 2007

Dúvida existencial

Cá estão as flores da tal erva-daninha que invade o meu jardim. Serão estas as folhas que servem para salada?
Se forem, por favor digam. Tenho negócio à porta! Vou já montar um restaurante especializado nesta iguaria ou, então, toca de ir para o mercado vender o novo produto.
Às tantas, ainda me meto no negócio das exportações! Matéria-prima é coisa que não falta!
Nós, aqui na Madeira, a desprezar esta plantinha que invade tudo o que é descampado...
Posted by Picasa

12 Comments:

Blogger Ana Ramon said...

Olá amiga
Nesta foto vê-se melhor a folha e a flor. São realmente as Chagas ou Capuchinas. São umas plantas infestantes que cobrem tudo o que lhes aparece pela frente. São estas as comestíveis, embora em portugal não exista muito o hábito de se comer flores. Podes perfeitamente arrancar umas pétalas e trincar e depois diz-me se não sabem mesmo a agrião. Até tem um leve picante delicioso. Se costumas fazer saladas de alface e outras verduras, experimenta a espalhar um monte destas pétalas sobre tudo e mexeres depois. As folhas também se comem mas prefiro usar as flores porque dão um colorido inusitado às saladas. Podes experimentar à vontade. Não são venenosas. Não as consigo ter aqui porque não aguentam a geada. É pena! Um beijinho

12/1/07 10:47  
Anonymous Anónimo said...

Meu Deus, Anete!
Nesta terra, chama-se a esta infestante Bufas de Senhora!! Não me digas que vais servir isto à tua mãe??!!! lol lol lol

12/1/07 11:56  
Blogger Ezequiel Coelho said...

Semeei bastantes a primavera passada e, embora agora estejam um pouco "depenadas", continuam a aparecer por aqui e por ali!
(Gosto MUITO delas!)
São saborosíssimas e "enfeitam" magistralmente qualquer salada!
As flores da "borragem" (umas pequeninas flores azuis, cuja planta silvestre - geralmente com 50 a 60cm de altura - tem uma espécie de penugem) também são deliciosas!

12/1/07 12:15  
Blogger anete joaquim said...

Ana
Obrigada pela confirmação. Está feito o negócio. Vou já entrar em contacto com grandes superfícies do continente para ver se querem comprar. Encarregas-te de divulgar a receita e dividimos os lucros!!!!
Isso, aqui, é praga das pragas e os madeirenses até agradeceriam se nos víssemos livres delas.
Ora esta, uma mina destas mesmo à porta...

Ima
Se for de comer (e acredito na Ana e no ez) a mãe vai adorar saber! Hás-de vê-la a obrigar-nos a comer pratadas e pratadas de bufas de senhora. AHAHAHAHHAHAH

ez
Essas da borragem não estou a ver qual é, mas, às tantas, é outra coisa qualquer a que os madeirenses nem ligam. Hei-de descobrir. Se souberem de mais alguma plantinha daninha que se coma...
Por acaso reparei no teu flickr que tinhas um canteiro todo semeado de chagas. Trabalheira!!! A gente aqui com tantas para dar e vender!...
bjs

12/1/07 14:56  
Blogger Ana Ramon said...

Venho corrigir uma gralha: Capuchinhas!
Não sabia que a flor de borragem também se comia. Fui à procura de mais informação e encontrei este site que podes consultar: http://www.sensibilidadeesabor.com.br/borragem.html e que confirma as palavras do ez (só podia confirmar, claro) e sobre as capuchinhas aqui vai outro site que julgo já to ter mandado em tempos quando falámos sobre elas http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/ervas3.html
Vou ver se encontro pézinhos de borragem. Não me lembro de vê-los aqui. Só a flor da erva-das-7-sangrias.. mas um dia destes escrevo sobre ela num post :))

12/1/07 15:25  
Blogger Ezequiel Coelho said...

Longe de mim querer envenenar-vos!!! Vocês fazem-me muita falta! :))))))
Há outras mais que se comem!
(aliás, é como os cogumelos: comem-se TODOS, alguns... só UMA VEZ! ;))
Beijos!

12/1/07 16:27  
Blogger anete joaquim said...

Ana
Já fui ver os sites que recomendaste. Tem coisas bem interessantes. Não me lembro de ver forragem por aqui, mas hei-de investigar. Obrigada pelas dicas.
As capuchinhas que vos mostrei, então, devem ser "de primeira", visto que crescem sem qualquer químico. Aliás, nascem sem nada... Aparecem, pura e simplesmente.


ez
... um amigo da onça!...

12/1/07 18:09  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite
Tenho pena de viver num apartamento. Aprendo tanto convosco.
Mesmo assim tenho menho Macela, Salva, Hortela....
Abraços

13/1/07 00:14  
Blogger Unknown said...

A onça, ainda hoje esteve a lanchar comigo! Manda beijinhos! ;)

13/1/07 03:02  
Blogger anete joaquim said...

mr
A macela, em chá, é óptima para o aparelho digestivo: má-disposição,principalmente. Bebido em excesso pode provocar diarreia. É boa para lavar os olhos quando temos problemas na vista.
A hortelã, em chá, também é boa para os intestinos, principalmente para quem tem diarreias.
A salva nunca usei.
Um beijo

ez
Tu queres é que eu coma cogumelos...
;)

13/1/07 16:12  
Anonymous Anónimo said...

Boa noite
Provavelmente é da hora tardia. Mas agora reparo que ontem escrevi uma palavra sem qualquer sentido. Desculpem o erro.
Obrigada pelos ensinamentos. A macela sabia.
A salva é recomendada para as dores de cabeça.
Bjs

13/1/07 22:12  
Blogger anete joaquim said...

Vê! Não é só a mr que aprende connosco. Também nos ensina! Essa não sabia. Obrigada.
bjinhos

14/1/07 09:30  

Enviar um comentário

<< Home