07 janeiro 2007

malvas







A malva roxa acordou hoje a chorar, mas deve ter sido de alegria. Guardava, ainda, uns resquícios do orvalho ou, quem sabe, das últimas gotas com que foi ontem regada. Além disso, quem iria acreditar que se pudesse acordar a chorar com estes carinhos do sol a bater-nos na cara? Não! Decididamente, a malva acordou feliz!
Que o diga a sua irmã, rosa forte! Ali está ela, toda empertigada, quase que atrevida mesmo. Não quis perder nem um dos raiozinhos da manhã. Sacadiu as pétalas, enxugou as gotinhas de água que ainda restavam, não vá o sol aproveitá-las para lhes marcar a pele. Sim senhor! Que julgam? Gotas de água sobre as plantas é dano certo. Funcionam como lentes e vão produzindo manchas nas folhas. O que é que julgam? Que isto não tem a sua ciência? Que é só regar sem olhar para onde? Não senhor! Ontem, ao regá-las, lembrei-me disso, mas era à tardinha e pensei que a noite desse para eliminar toda aquela água.
Elas lá se desenrascam!
Vejam lá se a malva vermelha, junto à rede, bafejada pelos primeiros raios, não está ali toda feliz da vida, a aquecer as folhinhas, as pétalas, o corpinho todo!


8 Comments:

Blogger Fatima Vinagre said...

Oi Anete! As minhas não têm vingado muito! Eu bem tento, mas não crescem nada com jeito! Bj

7/1/07 12:21  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde Anete
Teno pena de não ficar mais tempo no jardim.
Mas venho sempre passear.
Janeiro é um mês de muito trabalho... mas prometo voltar com calma.
O jardim está lindo.
A malva tem uma cor que encanta e seduz.
Bjs
Bom domingo

7/1/07 15:57  
Blogger anete joaquim said...

Fátima
Olha, as malvas, quanto menos atenção se lhes dá, melhor parecem crescer.
Já li em vários livros que não se deve regar a planta ou as flores, mas a verdade é que crescem melhor quando chove. Logo, gostam de água. Vai disto, rego-as por todo o lado, mas só se for à tardinha. De manhã, só lhes deito água na terra.
É preciso ir eliminando as folhas e flores velhas. Tiram-se mesmo à mão.
E, depois, há as malvas que se compram em floristas e que são muito frágeis fora daqueles cuidados que lhes dão, e há estas, que são mais "selvagens". Pegam de estaca e é deixá-las crescer.
Já as vi ao sol e bem bonitas. Cá em casa, as mais bonitas são as que ficam à sombra.
Moral da história: tens de ir "sentindo" as tuas flores. Vai mudando de sítio e de tratamento até encontrares o ideal.
bjs

mr
Talvez não tenha reparado, mas há três espécies de malva nestas fotos. As que eu chamo roxas são do tipo trepadeira. Crescem que se fartam e já me estão a subir à pereira. As rosa forte são mais rasteiras, mas mais densas do que as vermelhas, que são de folhagem mais rala. Pelo menos cá em cima, porque na casa da minha mãe, que é mais quente, têm muita folhagem.
Tenho ainda mais espécies de malva. Uma delas está no canteiro sob o araçaleiro. É rosa claro e de folhagem densa e tenho outra,também rosa claro, de flor mais pequena e de ramagens mais longas.
Um beijão e vá desfrutando do jardim, que é para isso que ele cá está.

7/1/07 21:04  
Anonymous Anónimo said...

Pois...tens malvas lindas mesmo.

Eu nunca consegui ir além das cor de rosa e de cor branca e tenho pena porque adoro as vermelhas, enfim não se pode ter tudo.
Malmequeres tenho para dar e vender,rsrsrs.

Bjs.

8/1/07 09:29  
Anonymous Anónimo said...

Ola
Obrigada. Na casa da minha já houve uma rosa trepadeira.
As visitas ao seu jardim e todas as particularidades e os ensinamentos trazem sempre quietude e vontade de achar sempre os dias mais belos.
Um grande abraço

8/1/07 20:18  
Anonymous Anónimo said...

Ola
Obrigada. Na casa da minha já houve uma rosa trepadeira.
As visitas ao seu jardim e todas as particularidades e os ensinamentos trazem sempre quietude e vontade de achar sempre os dias mais belos.
Um grande abraço

8/1/07 20:18  
Anonymous Anónimo said...

Não sei o que fiz. Mas seguiu repetida.
Felicidades.

8/1/07 20:20  
Blogger anete joaquim said...

Maria
Olha, eu nunca tive malvas brancas. Acho que nunca as vi, sequer. Como vês, uns têm umas coisas e outros, outras. Ah! E adoro malmequeres! Estou a ver que também tens para aí um jardinzinho digno de visita. Tens de fazer um blog!
Um beijão


MR
Não se preocupe! O blog ficou maluco desde que o mudei para o google. Até eu tenho dificuldade em colocar comentários.
E que amanhã seja um dia belíssimo para si!

8/1/07 22:29  

Enviar um comentário

<< Home