09 dezembro 2006

licores de tangerina e de cacau

Ora cá está o meu licor de tangerina, revelando bem toda a cor do fruto. Está bem apuradinho. Diz o Pantagruel que os licores devem ser clarificados, misturando uma clara de ovo e respectiva casca, bem partidinha. No dia seguinte, coa-se tudo e volta-se a deitar clara e casca, tantas vezes quantas as necessárias para o licor ficar límpido.
Confesso que não me atrevo a fazer essa clarificação. Por dois motivos: porque me causa uma certa repugnância meter clara e casca de ovo dentro do licor e, depois, porque tenho medo que isso me contamine o licor com salmonelas. Vá-se lá saber! À cautela, vai mesmo assim. Talvez ainda o coe mais uma vez para ficar mais límpido, mas confesso que a densidade que tem, com pequenas partículas do próprio fruto a flutuar no líquido, estão a saber-me muito bem. Está um licor caseiro, na verdadeira definição do termo.
A garrafinha pequena, à direita das duas garrafas do licor de tangerina, é de licor de cacau. Fi-lo o ano passado. Numa daquelas minhas experiências, resolvi acrescentar natas à receita do Pantagruel. Não resultou! A nata forma uma película no cimo do licor, pelo que é preciso coá-lo antes de servir, ou chocalhá-lo bem, até que tudo fique bem integrado. Mesmo assim, ficam sempre alguns grumos a flutuar. Não gosto. Aconselho a não colocarem natas. Só as coloquei numa parte do licor e a verdade é que a garrafa que não tem natas está muito melhor.
Bem, para que não restem dúvidas, fiquem sabendo que o licor de vinho que aqui está já tem um ano, o de cacao foi feito o ano passado e o de tangerina, agora.
Daqui a um ano, pelo andar da carroça, ainda haverá dos três licores.
Como podem ver, não ando aqui aos copos! Posted by Picasa

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tu não andas aos copos, mas se nós aí estivéssemos... ainda tirávamos o pódio ao AJJ e nem precisávamos de Ponchas!!! GRGRGRG! (desde que descobri o GR, nem quero saber do LOL!!! )
Até já!

9/12/06 19:13  
Blogger anete joaquim said...

GRGRGR! Acho que estou mesmo a precisar que me venham esvaziar a garrafeira. Ainda ganha mofo!
Agora, nem com os meus licores tiras o AJJ do pódio! Nem aos copos lhe batem! O que é que julgam? Achas que a gente deixava?
inté
Arranjei-te uns "catinhos" muito giros!

beijos

9/12/06 20:25  
Blogger Ana Ramon said...

Estão todos com óptimo aspecto (os licores). Pena que isto seja só virtual. Agora sobre a clarificação dos licores, eu pus a clara e casca do ovo no licor de morango. Depois filtrei-o e ninguém se dá conta que tenha levado a clara do ovo. Mas na clarificação não irão desaparecer esses vestígios da tangerina. O líquido é que não ficará turvo. Quanto às salmonellas, não te preocupes muito porque podes sempre apanhá-las ao comer carne, leite e frutas que estejam contaminadas. È preciso é ter sorte. E mais uma vez os meus parabéns e continua.. quem sabe se um dia não montamos uma destilaria /fábrica de licores e contratamos o Ez para a prova e decisão final e o Chauffeur para a colocação no mercado. Pensa nisso. Alambique já temos!

9/12/06 20:53  
Blogger João Navarro said...

Amiga...
Como sabes, neste grupo "blogosférico" cada vez que se fala em vinhos, ou garrafeiras... bate-se logo o record de comentários!
Para tratar disso meto-me já no avião com a Maria Diegues e com a Ana Ramon e tratamos disso num instante...
Pronto ok.. reconsidero...para isto ficar 2 para 2... levo o Ez comigo!
Beijos
:)
CN

9/12/06 20:55  
Blogger anete joaquim said...

Fico à espera! Vou já fazer os biscoitos da Ana, para acompanhar! LOL ou GR

10/12/06 01:02  
Blogger anete joaquim said...

Embora, Ana! Negócio fechado!
(Grande cambada de "borrachos"!)

10/12/06 01:03  
Blogger Pu2 said...

EU quero uma garrafa de tangerina!

14/12/06 15:01  
Blogger anete joaquim said...

Puxa! Não é preciso esse desespero! Se não me fosses bater ao mail, nem dava por ti, cá em baixo!
Só tenho a garrafa grande e a pequenina, mas partilhamos a bebida.
Queres licor de vinho? Bolo de mel?

14/12/06 19:45  

Enviar um comentário

<< Home