25 janeiro 2007

Bolinho!!!!

Há quanto tempo não fazia um bolinho!!!
O tempo de chuva e frio fez-me lembrar o calorzinho da cozinha e lá fui eu, toda lançada, fazer um bolo de bolacha. ADORO!!!
Ainda consegui ir lá fora, depois do almoço, dar uma limpeza no caminho, lavar a parte das mesas, por baixo da anoneira grande, mas o frio não convidava nada a lá estar.
Já tinha os pés gelados, as calças molhadas, pelo que decidi parar com os trabalhos da jardinagem.
Foi aí que me lembrei das bolachas que tinha comprado há tempos, especialmente para fazer este bolo.
Mãos à obra e cá está ele!
Huuuummmm! Já tenho água na boca!

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ola
Que delícia!
Abraços

26/1/07 01:33  
Blogger anete joaquim said...

Assim, sim, menina bonita. Andou a passear pelo jardim e parou para um lanchinho! Gostei.
bjs

26/1/07 07:37  
Blogger anete joaquim said...

mr
Já estou arrependida do comentário anterior. Só agora é que li, no post do antúrio branco, que se levanta às 6 da manhã. Andou aqui a escrever à 1h33!!!! Mas isso são horas de se deitar? Para quem se levanta tão cedo?!!! 4 horas de sono!!! Não tarda nada anda de rastos! Já para a caminha! Bons sonhos!
Acho uma ternura que, com essa vida, continue a visitar-me regularmente, mas não seria melhor para si se só viesse ao blog à sexta ou ao fim-de-semana? Eu estou sempre aqui. Não fujo! Agora, o sono perdido é que não se recupera! E faz MUITA falta!
um beijinho

26/1/07 08:03  
Anonymous Anónimo said...

Também adoro este bolo e há muito que não o faço acho que me despertaste o desejo...
Tenho que ir à cata da receita, já não a sei de cor.
Bjs.

26/1/07 10:19  
Blogger anete joaquim said...

bolo de bolacha

500 gr de bolacha
250 gr de açúcar refinado
250 gr manteiga sem sal
60 gr essência baunilha
1 gema de ovo

Bate-se muito bem a manteiga com o açúcar, junta-se a essência e a gema de ovo e volta a bater-se bem.
Passam-se as bolachas por café quente bem forte, dispõem-se numa travessa na forma desejada (quadrado, rectângulo, etc) e barram-se com o creme. Repete-se as camadas sempre da mesma forma e no final cobre-se o bolo todo.

Nota: no meu não deito a gema e a essência, senão fico com azia.

bjs

26/1/07 16:42  
Anonymous Anónimo said...

Ola
Vou tentar seguir a sua sugestão.
Mas o jardim não tem culpa. Eu é que não tenho gerido bem o tempo. Exagerei. 6ª feira não tenho necessidade de acordar tão cedo mas já estou naquele ritmo e mesmo sem despertador acordo.
Mas reconheço, preciso dormir mis horas.
Obrigada pela receita. Vou fazer no Carnaval.
Abraços

28/1/07 00:03  
Blogger anete joaquim said...

mr
No Carnaval é tempo de malassadas!!!! Ainda se lembra? Huuuummmm!!!!!!!!Com mel de cana!!!!!!
Se quiser, dou-lhe a receita de umas simples, que costumo fazer num instantinho. Malassadas de semilha!

28/1/07 14:34  
Anonymous Anónimo said...

Oi Anete
Não sabia das suas artes culinárias
Eu aprecio a boa cozinha,e tive uma
excelente mestre, no entanto não aprecio bolos, ao contrário da minha "joia", que também sofre desse pecado da (gula).Se um dia nos encontrarmos dir-lhe-ei quem foi a minha mestre e tenho quase a certeza que a conheceu. Pois tem filhos na Madeira e são muito conhecidos. Suspense... J.S.

31/1/07 20:48  
Blogger anete joaquim said...

Oi, JS
É! A culinária e doçaria são outras das minhas vocações. Adoro comer bem (o que não quer dizer comer muito) e gosto de cozinhar. Relaxa-me. Dá-me prazer, especialmente quando cozinho para quem aprecia. Nada melhor do que um bom prato à frente para nos fazer sentir bem com a vida. Consegui transmitir essa noção aos meus filhos e foi com muito gosto que há dias ouvi o mais novo dizer que o arroz de polvo do irmão mais velho é melhor do que o meu e que o esparguete à bolonhesa que ele faz também supera o meu! Ora bem! Pelos vistos tenho de ir a casa deles jantar!...LOL

1/2/07 11:27  
Anonymous Anónimo said...

Este bolo de bolacha está a me dar cabodos nervos))))Sempre que aqui venho, fico a salivar
Carla Ribeiro

1/2/07 19:48  
Anonymous Anónimo said...

Ola Anete
Malassadas com mel sim senhora e também era usual na Madeira serem comidas com calda. Espero não estar a fazer confusão....
Abraços

1/2/07 20:27  
Anonymous Anónimo said...

Ola Anete
Malassadas com mel sim senhora e também era usual na Madeira serem comidas com calda. Espero não estar a fazer confusão....
Abraços

1/2/07 20:27  
Blogger anete joaquim said...

Carla
És mesmo tolinha! Tens aí a receita, pequena! É tão fácil! Até os miúdos te ajudam a construir o bolo, num instantinho. Vais ver que ficam todos entusiasmados com a ideia. Sempre os consegues manter um bocado entretidos com alguma coisa válida e aprendem a fazer o bolinho, para mais tarde não andarem a salivar... LOL
Vá! Mãos à obra!
"Dou-te uma malha" se não consegues fazer o bolo!!!!!
beijos

2/2/07 10:31  
Blogger Pu2 said...

eeeeerrr.... :)

17/2/07 16:35  

Enviar um comentário

<< Home