28 novembro 2007

tapete de malmequeres

O tapete de malmequeres brancos de olho roxo está a ameaçar dar flor. Já cá cantam pelo menos duas florinhas. É esperar para o ver todo pintadinho de branco. A Natureza não tem pressas. Eu também não!
Posted by Picasa

raquel

Esta veio quando lhe apeteceu. Está no jardim em frente da casa, perto do tapete de malmequeres.
Posted by Picasa

babosas


Aqui fica uma imagem bonita, para irem regalando os olhos e alegrando o coração. São as minhas babosas em flor.
Posted by Picasa

27 novembro 2007

UFA!!!!!!

Bem, meus queridos! Decidi pôr a casa à venda. Vai disto, mentalizei-me de que vou morar para um apartamento e tenho andado a deitar fora tudo aquilo que guardei e não levarei para a casa nova. Nem imaginam a tralha que tenho deitado fora. Só em papelada que vou guardando, nem se fala. Graças a Deus, há-de haver muita árvore salva graças ao papel que tenho deitado para o papelão. Vêem estas prateleiras? Claro que sim. Pois é um dos trabalhos que ainda me espera. Quando acabar, garanto-vos que há-de ficar muito espaço livre. Este é um recanto do quarto da costura e de engomar, aquele espaço onde se vai pondo a tralha toda, percebem?
Quando acabarem de ler este post e passarem aos seguintes, vão perceber porque é que não tenho vindo aqui.
Ora então, a pensar que eu andava aqui na boa vida! Esta semana estou de folga e para a outra tenho três dias de férias. Tenho de aproveitar estes dias para fazer MUITA COISA que ainda falta fazer. Se eu não aparecer, rezem por mim. LOL! É porque estou morta de cansaço.
Posted by Picasa

outra versão

Vocês já viram várias versões desta salinha. Pois bem, como agora estou sozinha, houve necessidade de fazer uns reajustamentos na mobília. Este foi o meu trabalho de domingo à noite. Acabei lá para as quinhentas!!!!! Agora é "uma salinha nem sei para quê", mas já pensei que quando me aborrecer do que estou a ver na televisão da sala principal, venho para esta para ver outro programa! LOL
Então não é? Tenho de usar a casa toda, ir dando alguma razão de ser a estes quartos todos. Pelo menos enquanto cá estiver.
Posted by Picasa

trabalho à espera

Ainda me faltam estas! Será para outra fase. Primeiro tenho de acabar a parte que vos mostro no post seguinte.
Posted by Picasa

descansar?????

Ai, meus queridos! Mas vocês nunca mais me entendem? Então eu sou lá mulher de andar a descansar? Bem sei que vos tenho ligado pouco (ou quase nada), mas a verdade é que ando estourada. Como podem ver nas imagens, ando a fazer uma vedação em madeira, para ver se a Queen e a Sweet deixam de ir para este jardim. Este foi o meu trabalho de sábado. Sozinha!!!!!!! Imaginam o que foi fazer isto sem a ajuda de ninguém? Ainda falta fazer a porta e pintar, mas já se começa a ver o resultado. Esperemos que resulte.
O material usado é meio tosco: são paletes, outra forma de reciclar algo que iria para o lixo. Tenho a certeza de que o resultado final vai ficar pelo menos apresentável.
No domingo, dia que deveria ter sido de descanso, fui mover uma prateleira daquelas que se compram para montar e ela desmanchou-se toda. Meti na cabeça que a havia de arranjar e lá meti mãos à obra. Quase que não ia a casa da minha mãe por causa disso, pois o desastre deu-se de manhã e só às 4 da tarde é que acabei o serviço. Foi uma complicação, pois tive de desmanchar a prateleira toda, emendar o que tinha sido mal feito da primeira vez e voltar a fazer tudo de novo.
Mas há mais! Já vos mostro. (isto vai ficar pela ordem errada, mas vocês depois percebem)
Posted by Picasa

compostagem

Como podem ver, eu também faço compostagem. Com isso, não só reduzi imenso o lixo caseiro, como passei a ter lugar para colocar as folhas secas que vão caindo das árvores. Sempre quero ver o que sai daqui.
Posted by Picasa

17 novembro 2007

folhas secas


Já viram o montão de folhas secas, principalmente de nespereira, que varri hoje, só no cantinho do nélio?
Há muito tempo que andava para dar uma limpeza, mas nem me tem apetecido.
Hoje, finalmente, consegui cumprir essa tarefa e muitas outras neste lado leste do jardim.
Já parece, outra vez, o meu jardim encantado.

roseira nova



Já andava a ver porque é que esta roseira tanto crescia e não dava flor. Hoje, surpreendeu-me com esta rosita, pequena, mas com uma cor muito suave e bonita. Parece que vem lá outra. Há mais um botão. Pena que só dê flor lá no alto, tão longe. É esperar que se decida, pois não acredito que vá dar flor só na ponta dos ramos.

Há dias, mostrei-vos este recanto das cravinas todo cheio de ervas daninhas. Um dos meus trabalhos de hoje foi arranjar este espaço. Agora já se notam os tufos com as respectivas flores.


Aproveitei e cortei a roseira cor-de-rosa-velho e plantei duas estacas neste canteiro. Espero que "peguem" e me dêem mais rosas.

15 novembro 2007

Murcharam


Hoje, deixo-vos com esta imagem que, apesar de demonstrar a morte da flor, me parece bonita. Tenho sono e não consigo lembrar-me do nome destas flores. São aquelas cor-de-rosa. Sabem? Mostrei há dias.
Tive de ir ver, no blogue. São as beladonas.
Morreram! Já estava no tempo. Foram lindas enquanto duraram e isso é que importa.
Um beijo
Até amanhã

miradouro


Meio abandonado, não é? Uma pessoa distrai-se e as daninhas aparecem logo.

cravinas



Embora rodeadas de algumas daninhas, as cravinas mini continuam a florir. Deram-se muito bem aqui neste recanto, à meia-sombra. Talvez recebam a minha visita amanhã, para a limpeza a que têm direito. A ver vamos, que há muito para ser feito.

assim estava o corredor


Hoje foi a vez de arranjar este corredor. As heras já cresciam por todo o lado. Amanhã mostro o resultado. Acabei de o arranjar já ao lusco-fusco. Não dava para tirar a foto.

14 novembro 2007

cardeal amarelo sofre!




Apesar da seca a que tem estado sujeito, o cardeal amarelo ainda conseguiu dar umas florinhas. Meio desfalecidas, é verdade, mas sempre apareceram.

Vão ter de virar a cabeça para ver esta foto. Não sei porquê, agora o computador não me aceita a ordem para inverter a posição da foto. Amanhã descubro.

Tadinhas!!!!!



Com o Leste (vento quente e seco que vem do Norte de África) que se tem feito sentir, depois deste Verão de São Martinho, as minhas flores estão zangadas com o abandono a que as tenho votado.

As mais sensíveis, como as maravilhas e os corações de Maria (folha vermelha), são as que estão pior. A ver vamos se ainda consigo recuperá-las.

cravos amarelos




trabalhos de ontem




Ontem, dediquei o dia a arranjar esta parte do jardim, a que fica em frente da casa. Estava cheia de daninhas. Os cravos amarelos foram-me oferecidos pela minha mãe, há perto de um mês. Plantei-os neste local e deram-se bem, mas não estão nada, comparados com os dela.

09 novembro 2007

Hoje recebi um poema



Ei! Não foram cravos, nem rosas, mas recebi um belo presente hoje e quero partilhá-lo com vocês. Um poema, mandado por uma amiga distante, do Brasil.

Obrigada.

Aqui vai ele. Acho que se encaixa mesmo naquilo que sou.




Foram-se os amores que tive

ou me tiveram: partiram

num cortejo silencioso e iluminado.

O tempo me ensinou

a não acreditar demais na morte

nem desistir da vida: cultivo

alegrias num jardim

onde estamos eu, os sonhos idos,

os velhos amores e seus segredos.

E a esperança - que rebrilha

como pedrinhas de cor entre as raízes.


de Lya Luft - escritora brasileira

(do Livro Secreta Mirada, 1997)

08 novembro 2007

bromélias


Há tempos, alguém perguntou nos comentários deste blog, o que deveria fazer com a água que se acumula no centro das bromélias. Não sei se a pessoa leu a minha resposta, mas aqui vai, novamente.
As bromélias precisam de ser pouco regadas, mas devem ter o "copo" central sempre com água. É por aí que se alimentam. Como podem ver por estas fotos, no centro acabam por nascer umas pequenas flores. Se não houver água, é pouco provável que isso aconteça.
Posted by Picasa

para a rosaterciopelo


Rosaterciopelo, as hastes de São João são parecidas com esta flor, só que só tem uma haste vertical e muitas flores juntas. As "hastes de S. João" são "gladíolos". Se fizeres uma pesquisa no Google, na parte de imagens, pelo nome "gladíolos", poderás ver que flores levaste daqui.
As fotos que aqui te mostro são de flores do meu jardim, só que não estão a florir neste momento. Isto é uma foto do ano passado. Não tenho a certeza se estas flores também são da família dos gladíolos, mas são parecidas. beijos
Posted by Picasa

05 novembro 2007

O que são, joão?

Fui lá fora, agora mesmo, tirar esta foto para mostrar ao joão. É assim que estão os bolbos que me mandou, mas continuo sem saber o que dali irá sair. Parecem-me jarros. Estarei errada?
Preciso saber do que precisam, se de sol, se de sombra. Aqui, onde estão, apanham sol quase todo o dia e, pelos vistos, deram-se lindamente, apesar das investidas de alguns passarinhos, que têm andado a mexer num dos vasos.
Posted by Picasa